Sexta, 22 de Janeiro de 2021
51 98419-1295
Saúde Canoas / RS

Por falta de material, Canoas suspende testagem da Covid-19 em seis unidades de saúde

Expectativa do executivo municipal é que os testes cheguem ainda nesta semana.

11/01/2021 11h43
188
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Rádio Guaíba
Foto: Matheus Tomaz / Prefeitura de Canoas / Divulgação
Foto: Matheus Tomaz / Prefeitura de Canoas / Divulgação

A Prefeitura de Canoas, na Região Metropolitana, decidiu suspender a realização de testes de detecção da Covid-19 em seis unidades básicas de saúde. O motivo é que não existe material no estoque da Central de Abastecimento Farmacêutico da cidade. Durante a transição de governo, foi informado que a Prefeitura de Canoas receberia 15 mil testes rápidos adquiridos pelo município, o que não se concretizou. Também não foi comunicada a ausência de estoque no almoxarifado. Apenas as UPAs Rio Branco e Boqueirão realizam a testagem no momento.

Para resolver a situação, a Secretaria Municipal de Saúde está adquirindo mais de 30 mil testes junto ao Consórcio Público do Extremo Sul, o que permitirá também um valor mais acessível em relação ao que vinha sendo pago. Haverá a aquisição de 20 mil unidades de teste rápido IGG/IGM, 10 mil kits de coleta RT/PCR e dois mil testes rápidos de detecção de antígeno. O pedido de compra tem o custo de R$ 480 mil. A expectativa do executivo municipal é que os testes cheguem ainda nesta semana.

Com essa aquisição, Canoas passará a adotar os testes rápidos de antígenos, cujo tempo de resposta é de 15 minutos. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Maicon Lemos, esse tipo de teste, que possui alta taxa de confiabilidade, permitirá otimizar o gerenciamento dos leitos de hospitais e o atendimento dos casos graves que chegam às UPAs. “A intenção é repassar os testes rápidos a todas as unidades básicas de saúde do município para que elas tenham autonomia para aplicá-los, de acordo com os protocolos técnicos”.

A falta de estoque também atinge o swab, o cotonete usado pelos profissionais de saúde no teste RT-PCR. O insumo é fornecido pelo Estado, que está com dificuldade em atender a demanda no momento. Os pacientes internados nos hospitais seguem sendo testados nos locais.

Quer fazer parte do grupo do Portal Acontece no RS no WhatsApp? CLIQUE AQUI para entrar no grupo!

Assim você fica sempre atualizado com as últimas notícias de todo o Rio Grande do Sul.

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canoas - RS

Canoas - Rio Grande do Sul

Sobre o município
Notícias de Canoas - RS