Quarta, 27 de Janeiro de 2021
51 98419-1295
Geral Geral

Falta de matéria-prima afeta produção de indústrias de vestuário do RS

Uma pesquisa feita pelo sindicato do setor revela que quase 60% das empresas gaúchas foram afetadas por conta da pandemia.

08/01/2021 16h02
164
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Rádio Guaíba
Foto: Ricardo Giusti / CP Memória
Foto: Ricardo Giusti / CP Memória

Um levantamento feito pelo Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado do Rio Grande do Sul (Sivergs) apontou que 57% das indústrias do setor ainda sentem falta de algum material. Entre as principais respostas do estudo, algumas empresas apontaram falta da matéria-prima principal, como tipos de panos ou malhas, insumos, além do atraso no recebimento desses produtos, uma vez que os prazos de entrega têm sido, em média, de 90 dias.

De acordo com o Sivergs, isso ainda ocorre por conta da interrupção na cadeia produtiva, que foi diretamente afetada pela pandemia no ano passado. Para o diretor de comunicação da entidade, Rogério Bertoli, ocorreu um “efeito dominó”, e que, com isso, as empresas devem demorar mais um período para retomar o estágio de normalização.

“Está começando um movimento de melhora, mas ainda temos algumas dificuldades, pode ter uma malha e não ter um tecido plano, ou ter os aviamentos (acessórios de enfeite ou para completar as peças) e não ter uma caixa ou o saco para a embalagem, pontuou Bertoli.

Mesmo assim, o sindicato está montando uma consulta junto às empresas sobre o planejamento do setor para 2021, tendo em vista a realização da edição de inverno do RS Moda deste ano, que ocorrerá em Gramado no final de janeiro, que terá como foco o lançamento das coleções de Outono/Inverno. Ainda conforme o diretor, a realização do evento será um balizador para que a entidade tenha uma visão melhor da situação do setor no Estado.

Quer fazer parte do grupo do Portal Acontece no RS no WhatsApp? CLIQUE AQUI para entrar no grupo!

Assim você fica sempre atualizado com as últimas notícias de todo o Rio Grande do Sul.

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.