Sábado, 20 de Abril de 2024
17°

Tempo limpo

Porto Alegre, RS

Geral Planalto / RS

Justiça mantém presa mãe do menino Rafael

Crime ocorreu em maio do ano passado, no Norte gaúcho.

05/01/2021 às 08h12
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Rádio Guaíba
Compartilhe:
Foto: Arquivo pessoal/Reprodução
Foto: Arquivo pessoal/Reprodução

A juíza de Planalto Marilene Parizotto Campagna decidiu, em regime de plantão, nesta segunda-feira, manter a prisão preventiva de Alexandra Dougokenski, acusada de o matar o filho, o menino Rafael Winques, de 11 anos, em maio do ano passado, no município do Norte gaúcho.

Continua após a publicidade

A magistrada sustenta que negou o pedido com base na periculosidade concreta, pela conveniência da instrução e para assegurar a aplicação da lei penal. A defesa de Alexandra pedia a revogação da prisão preventiva ou a adoção de monitoramento eletrônico, com tornozeleira.

Continua após a publicidade

Na decisão, a juíza cita, entre outros elementos, depoimentos de familiares de que, em outras oportunidades, a acusada mudou de endereço sem deixar pistas, e o fato de que, em depoimentos mais recentes vem tentando incriminar outras pessoas, mesmo que sutilmente, pelo ‘desaparecimento’ da criança.

Continua após a publicidade

Em 2020, Alexandra admitiu ter matado o filho, inclusive mostrando como tudo ocorreu, durante a reconstituição do crime. A perícia indicou, como causa da morte, asfixia mecânica – provocada por estrangulamento.

Juíza pede que Corregedoria da Polícia investigue abuso de autoridade

A defesa Alexandra pedia, ainda, a nulidade de um interrogatório ocorrido em 27 de junho alegando que, nesse dia, os delegados, nesse dia, negaram uma conversa reservada entre o advogado e a cliente.

A juíza acatou parcialmente a solicitação, determinando que esse interrogatório não tenha o conteúdo utilizado durante um eventual júri popular, uma vez que ocorreu às vésperas da internação de Alexandra, no Hospital Vila Nova, em Porto Alegre, e dias após ela ter saído, debilitada, do Instituto Psiquiátrico Forense (IPF).

Na mesma decisão, a magistrada remete cópia dos autos à Corregedoria da Polícia Civil e requisita que os três delegados do caso sejam investigados pela prática de abuso de autoridade.

Quer fazer parte do grupo do Portal Acontece no RS no WhatsApp? CLIQUE AQUI para entrar no grupo!

Assim você fica sempre atualizado com as últimas notícias de todo o Rio Grande do Sul.

 
Planalto - RS
Sobre o município Notícias de Planalto - RS
Porto Alegre, RS Atualizado às 04h06 - Fonte: ClimaTempo
17°
Tempo limpo

Mín. 16° Máx. 27°

Dom 26°C 16°C
Seg 22°C 18°C
Ter 26°C 18°C
Qua 22°C 19°C
Qui 23°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes