Sábado, 24 de Julho de 2021 23:21
51 98419-1295
Política Victor Graeff

Após morte de prefeito eleito, vice toma posse em Victor Graeff

Lairton André Koeche (MDB) assume o executivo no lugar de Paulo Lopes Godoi (MDB), que morreu quatro dias antes da posse.

01/01/2021 17h39
319
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Rádio Guaíba
Após morte de prefeito eleito, vice toma posse em Victor Graeff

O vice-prefeito eleito Lairton André Koeche (MDB) assume nesta tarde como chefe do executivo de Victor Graeff, no Norte do Rio Grande do Sul, após a morte do prefeito eleito Paulo Lopes Godoi (MDB), em decorrência de complicações provocadas pela Covid-19, no último dia 28. A cerimônia de posse ocorre a partir das 15h, na Câmara de Vereadores da cidade.

A chapa se elegeu, em 15 de novembro, com 56,85% dos votos, o que equivale a 1.257 eleitores. Conforme consta no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Lairton, de 47 anos, é agricultor. Consultado pela Rádio Guaíba, o advogado especialista em Direito Eleitoral, Rafael Morgental, observa que, “como ele foi diplomado como vice-prefeito, pela linha sucessória, é natural que ele assuma o posto, portanto não há irregularidade na esfera eleitoral”, pontua.

O advogado também salienta que a cidade vai ficar sem a figura do vice-prefeito. “Se há alguma atividade ou atribuição específica para o vice, o prefeito avoca. E caso algo aconteça com o ele, o presidente da Câmara Municipal é quem assumiria o posto. No entanto, a situação depende da Lei Orgânica do município”, analisa Morgental.

Além do prefeito, nove vereadores também assumem os cargos na Câmara Municipal para a legislatura 2021-2024.

O caso na prefeitura de Victor Graeff não foi isolado. Em Santo Antônio das Missões, o vice-prefeito eleito Betinho (PP) também assumiu como chefe do executivo nesta sexta-feira, em decorrência da morte da prefeita eleita Izalda Boccacio (PP) por complicações relacionadas ao coronavírus no início de dezembro.

Quer fazer parte do grupo do Portal Acontece no RS no WhatsApp? CLIQUE AQUI para entrar no grupo!

Assim você fica sempre atualizado com as últimas notícias de todo o Rio Grande do Sul.

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.