Segunda, 24 de Janeiro de 2022
Especiais UFSM

Aos 72 anos, aposentada de Santa Maria viraliza nas redes sociais após virar bixo da UFSM

Após terminar o Ensino Médio pelo EJA, Edicleia de Arruda Zanini vai realizar o desejo de fazer um curso superior.

01/12/2020 às 07h48
Por: Redação Acontece no RS Fonte: GAÚCHA ZH
Compartilhe:
Edicleia não planeja voltar a trabalhar, mas quer aprender mais Alice Siqueira / Arquivo Pessoal
Edicleia não planeja voltar a trabalhar, mas quer aprender mais Alice Siqueira / Arquivo Pessoal

Quase 60 anos depois de ter interrompido os estudos, a aposentada e mais nova aluna da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Edicleia de Arruda Zanini, 72 anos, vai realizar o sonho de fazer um curso superior.  Na última sexta-feira (27), ela teve a grata surpresa de ver seu nome na lista dos aprovados para licenciatura em Letras — Português no polo de educação a distância em Restinga Seca, a 50 quilômetros de Santa Maria, na Região Central.

E a descoberta de que o seu nome estava na lista dos aprovados foi quase que "por acaso". Depois de alguns dias sem olhar o portal, recebeu a notícia ao chegar na casa de uma das filhas.

— Fui na casa da minha filha e quando cheguei ela me mostrou o celular. Estava sem óculos e só consegui enxergar sobrenome Zanini. Perguntei o que era aquilo e aí ela disse: "Tu passou, mãe". Foi uma surpresa, comecei a chorar, foi uma emoção muito grande — conta.

Edicleia conta que parou de estudar aos 14 anos, depois de ter concluído o Ensino Fundamental. Ela precisava ajudar nas despesas da casa dos pais fazendo costuras e outras tarefas. Depois, acabou casando e se dedicou à criação dos três filhos, hoje duas professoras e um major do Exército.

— Eu me preocupei com a vida deles, em cuidar deles, fazerem eles estudar. Agora, estou sozinha, moro sozinha, e pensei que tinha que fazer um pouco mais de coisas por mim. Como me aposentei, não poderia ficar só em casa parada, tinha que fazer alguma outra coisa — explica.

Em 2013, Edicleia decidiu concluir o Ensino Médio pela modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Após isso, precisou esperar um pouco para tentar a tão desejada graduação por conta da luta contra um câncer no sistema linfático. Então, em outubro, viu o edital da UFSM, efetuou a inscrição e fez a prova de redação. Foi aprovada em segundo lugar.

Com a matrícula já feita, nesta terça-feira (1º) ela tem a primeira atividade, uma aula de apresentação. Após a formatura, Edicleia ainda não sabe se tentará dar aulas, mas tem certeza que vai se sair ainda melhor nos seus poemas, já que escrever é uma das suas paixões.

— Sou aposentada, não tenho planos em trabalhar agora de novo, mas o meu plano é adquirir conhecimento — destaca.

A comemoração pela aprovação foi postada por uma das suas netas em uma rede social e viralizou depois de ser compartilhados por perfis conhecidos e com muitos seguidores.

Quer fazer parte do grupo do Portal Acontece no RS no WhatsApp? CLIQUE AQUI para entrar no grupo!

Assim você fica sempre atualizado com as últimas notícias de todo o Rio Grande do Sul.

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.