Segunda, 16 de Maio de 2022
Geral Agudo / RS

Descoberto novo dinossauro que viveu há 230 milhões de anos em Agudo

Com essa descoberta, Agudo se tornou o município gaúcho com maior número de espécies de dinossauros.

30/11/2020 às 12h04
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Rádio Sobradinho
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Foi descoberto por cientistas do Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia (Cappa) da Universidade Federal de Santa Maria uma nova espécie de dinossauro encontrada em Agudo, chamada de Erythrovenator jacuiensis. O estudo sobre o animal foi publicado nesta sexta-feira (27) pelo paleontólogo Rodrigo Temp Müller em uma revista científica. Com essa descoberta, Agudo se tornou o município gaúcho com maior número de espécies de dinossauros.

Conforme o estudo, o novo dinossauro é membro da linhagem dos terópodes, a mesma que inclui o Tyrannosaurus rex e o Velociraptor mongoliensis. Entretanto, ele viveu muito tempo antes deles. Estima-se que o Erythrovenator jacuiensi tenha vivido há cerca de 230 milhões de anos. Pelo tamanho do fragmento ósseo preservado, é provável que ele tivesse cerca de 2 metros de comprimento. Entretanto, apesar do tamanho pequeno, ele provavelmente foi um predador ágil, uma vez que o fêmur preserva estruturas de inserção muscular bastante desenvolvidas. O fóssil foi encontrado no Sítio Niemeyer, que recebe o nome em referência à família proprietária das terras. O nome Erythrovenator jacuiensis significa "caçador vermelho do Rio Jacuí", referindo-se à coloração avermelhada do fóssil e ao rio que corre próximo a localidade onde ele foi descoberto.

Como os dinossauros terópodes mais primitivos são todos carnívoros, supõe-se que ele também se alimentava de carne, apesar de não preservar dentes ou partes do crânio. A descoberta do novo dinossauro é considerada interessante pelos cientistas pelo fato de que terópodes primitivos são muito raros. Desta maneira, o novo animal ajuda a entender como foi a evolução do grupo e a composição e dinâmica dos ecossistemas que presenciaram a ascensão da era dos dinossauros. O estudo foi publicado no periódico Journal of South American Earth Sciences.

Quer fazer parte do grupo do Portal Acontece no RS no WhatsApp? CLIQUE AQUI para entrar no grupo!

Assim você fica sempre atualizado com as últimas notícias de todo o Rio Grande do Sul.

 
Agudo - RS
Agudo - RS
Sobre o município Notícias de Agudo - RS