Sexta, 15 de Janeiro de 2021
51 98419-1295
Geral Canoas / RS

Em bandeira vermelha, Canoas não vai adotar restrições específicas para a última semana de campanha eleitoral

Orientações de evitar aglomerações, manter o distanciamento e usar máscara seguem; a cidade está em cogestão e pode adotar protocolos de bandeira laranja.

24/11/2020 20h23
182
Por: Redação Acontece no RS Fonte: GAÚCHA ZH
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em região de bandeira vermelha, o município de Canoas, na Região Metropolitana, não irá adotar restrições específicas de combate ao coronavírus durante a reta final da campanha eleitoral e nem para o próximo domingo (29), quando ocorrem as votações em segundo turno. A classificação de que Canoas está na cor vermelha, que indica risco epidemiológico alto para o contágio por covid-19, foi anunciada nesta segunda- feira (23) pelo governo do Estado.

A disputa no terceiro maior colégio eleitoral gaúcho ocorrerá entre o atual prefeito e candidato à reeleição, Luiz Carlos Busato (PTB), e Jairo Jorge (PSD).

Conforme a prefeitura, as regras de combate à covid-19 seguem valendo, como o uso de máscara, o distanciamento mínimo entre as pessoas e a orientação de evitar aglomerações, mas não estão previstas restrições  específicas para os próximos dias — como a proibição de eventos públicos, por exemplo. Por estar em cogestão, a região adota regras que se assemelham às previstas para a bandeira laranja mesmo estando na cor vermelha, que indica risco médio para o contágio.

Conforme o secretário de Saúde de Canoas, Fernando Ritter, a prefeitura tem fiscalizado a população e trabalha com um grupo que percorre a cidade para cobrar que as medidas de combate ao vírus sejam aplicadas.

— A gente continua reforçando as medidas, mas é um momento muito difícil de conter a população. Com esse grupo de fiscalização, já tivemos momentos desagradáveis de ter que encerrar agrupamentos de pessoas, de ter que aplicar multas em estabelecimentos, mas é algo que precisa ser feito.

O secretário afirma que a prefeitura também se empenha na testagem dos moradores. Segundo ele, todas as unidades de saúde do município contam com testes rápidos e algumas estão com o PCR. Para diminuir a procura de idosos por testes nas unidades, a prefeitura desenvolve um trabalho de visita domiciliar para realizar o teste em pessoas dessa fixa etária.

Outras cidades que terão segundo turno estão em bandeira laranja

Além de Canoas, as cidades gaúchas de Porto Alegre, Santa Maria, Pelotas e Caxias do Sul também terão segundo turno. As regiões desses municípios, entretanto, estão em bandeira laranja.

No último domingo (15), primeiro turno das eleições municipais 2020, a reportagem de GZH circulou pelos principais colégios eleitorais dos municípios da Grande Porto Alegre e constatou uma série de desrespeitos às regras sanitárias.

Em Canoas, no início da tarde daquele domingo, a movimentação era intensa pelas ruas. Nas calçadas, muitas pessoas falavam próximas uma das outras, sem usar máscara e estavam, até mesmo, sentadas em cadeiras de praia interagindo sem proteção facial ou distanciamento. Na escola Bento Gonçalves, no bairro Mathias Velho, por exemplo, que concentra o maior número de eleitores, quase 7 mil pessoas, havia bastante movimento na parte externa e pessoas conversando em pequenos grupos, sem máscara.

Quer fazer parte do grupo do Portal Acontece no RS no WhatsApp? CLIQUE AQUI para entrar no grupo!

Assim você fica sempre atualizado com as últimas notícias de todo o Rio Grande do Sul.

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canoas - RS

Canoas - Rio Grande do Sul

Sobre o município
Notícias de Canoas - RS