Quarta, 02 de Dezembro de 2020
51 98419-1295
Saúde Novembro Azul

São Pietro Saúde reforça no Novembro Azul a importância dos homens realizarem exames de rotina

Instituição é referência no atendimento urológico, com unidades especializadas na área em Porto Alegre e Canoas.

19/11/2020 12h58
145
Por: Redação Acontece no RS
São Pietro Saúde reforça no Novembro Azul a importância dos homens realizarem exames de rotina

A São Pietro Saúde destaca a importância dos cuidados com a saúde masculina neste Novembro Azul, reforçando a campanha nacional de conscientização com orientações para que o homem tenha uma vida saudável. A instituição conta com um moderno Pronto Atendimento Urológico em Porto Alegre, com diagnóstico e tratamento de patologias ligadas ao trato urinário, além da Uro & Oftalmo Center, a maior referência nesta especialidade em Canoas.

A área da Urologia está entre os focos da campanha, principalmente alertando para a importância do diagnóstico precoce e da realização de exames periódicos para detectar o câncer de próstata - o tipo de câncer mais comum no homem, que possui um longo período assintomático. Além disso, a urologia é uma especialidade clínica e cirúrgica que atua sobre rins, ureteres, bexiga e uretra, bem como atende as demais doenças do sistema urinário e do sistema reprodutor masculino.

“O Novembro Azul promove a conscientização sobre cuidados com a saúde masculina como um todo, pois o acompanhamento médico anual não só ajuda na prevenção do câncer de próstata, como também no diagnóstico de outras patologias e complicações que possam causar diminuição da qualidade de vida ou até mesmo levar a morte", afirma Dr. Luciano Zuffo, Chefe do Serviço de Urologia São Pietro Saúde. "A prevenção, o controle e a promoção da saúde masculina são extremamente importantes, pois todo homem após os 50 anos de idade - ou ainda antes, caso manifeste algum sintoma - deve procurar seu urologista e seguir um acompanhamento médico", complementa.

Em favor da saúde masculina, o Novembro Azul mostra-se essencial na sociedade brasileira, especialmente ao analisar o contexto da mortalidade do país. A cada 3 pessoas que morrem no Brasil, 2 são homens. Além disso, os homens vivem em média 7,6 anos menos do que as mulheres. Causas externas e enfermidades infecciosas e parasitárias estão entre os principais diagnósticos que explicam essa realidade, junto com o câncer de próstata e as doenças que atingem os aparelhos circulatório e digestivo.

Prevenindo o câncer de próstata

O diagnóstico do câncer de próstata é feito através de exames como o toque retal, que avalia a consistência, o tamanho e a presença de nódulo, o PSA e a Biópsia de Próstata Transretal. Cerca de 20% dos casos desta doença são diagnosticados exclusivamente pelo exame de toque.

Além da ida regular ao médico urologista, há outros pontos de atenção que todos os homens devem manter em sua rotina: sintomas como dor ou dificuldade para urinar; sangue na urina ou no esperma; e problemas de ereção ou ejaculação também podem ser indicativos do câncer de próstata.

Atendimento referência em Urologia

A São Pietro Saúde preza por uma equipe médica composta por urologistas experientes, envolvendo doutores, mestres e membros das mais diversas sociedades da urologia mundial. Aliado ao corpo médico diferenciado, oferece o que há de mais tecnológico em equipamentos - inclusive, com vasta experiência em cirurgia robótica e videolaparoscópica, além de operações a laser, visando procedimentos menos invasivos. Os centros de saúde estão capacitados para o acompanhamento em todas as etapas do tratamento do câncer de próstata: acompanhamento; cirurgia; radioterapia; quimioterapia; e hormonioterapia.

O São Pietro Prime Day Hospital, em Porto Alegre, e a Uro & Oftalmo Center, em Canoas, são referências no atendimento da saúde masculina. As unidades possuem um corpo clínico especializado nas áreas de uro-oncologia, litíase urinária (cálculo), disfunções miccionais, andrologia e disfunções eréteis, urologia geral, próstata, uro-pediatria e fertilidade. Atende desde problemas mais simples, como as infecções urinárias, até tratamentos cirúrgicos complexos de neoplasias malignas do trato urinário, bem como dos órgãos genitais dos homens.

Na capital gaúcha, o Pronto Atendimento de Urologia é um dos serviços de destaque da instituição, graças a uma equipe urológica multidisciplinar com atuação de excelência. Oferece um serviço exclusivo para pacientes com urgências urológicas que necessitam de atendimento especializado resolutivo - como, por exemplo, cólica renal e outras patologias que demandam atendimento rápido.

O São Pietro Prime Day Hospital está localizado na Rua Dom Pedro II, 1379, bairro Higienópolis, em Porto Alegre, com atendimento de segunda à sexta, das 8h às 20h. Já a Uro & Oftalmo Center está no Hub da Saúde Max Plaza (Av. Presidente Vargas, 4713, Centro de Canoas), com atendimento de segunda à sexta, das 8h às 18h.

Sobre a São Pietro Saúde

Há 10 anos prestando serviços diferenciados, a São Pietro Saúde oferece atenção em diversas especialidades da área da saúde para proporcionar aos pacientes a melhor experiência, com atendimento de qualidade, inovação e humanização. É referência no Sul do Brasil em Oftalmologia, Urologia e Traumatologia. Além de centros de saúde e clínicas médicas, a instituição oferece na capital gaúcha o eficiente conceito de Day Hospital, um serviço moderno com atendimento humanizado, menores traumas psíquicos e praticamente 0% de chance de risco de infecção hospitalar. A gestão sênior da São Pietro Saúde traz  tecnologias de ponta e uma equipe de alto nível especializada para exercer suas funções, tendo em seu DNA um conjunto de benefícios que eleva os resultados de forma sustentável e lucrativa. A São Pietro Saúde possui matriz em Porto Alegre e também está presente em Canoas, Esteio e Portão. Mais informações em: www.saopietro.com.br.

Quer fazer parte do grupo do Portal Acontece no RS no WhatsApp? CLIQUE AQUI para entrar no grupo!

Assim você fica sempre atualizado com as últimas notícias de todo o Rio Grande do Sul.

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.