Sábado, 05 de Dezembro de 2020
51 98419-1295
Geral Serra Gaúcha

Saiba quais os projetos disponíveis para votação na Consulta Popular a partir desta segunda na Serra

Para votar, a partir desta segunda-feira, é preciso ter título de eleitor. Veja como participar.

26/10/2020 10h21
272
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Pioneiro - Grupo RBS
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A  votação da Consulta Popular 2020, que abre espaço para que a população escolha parte dos investimentos e serviços que receberão recursos do Estado, se inicia nesta segunda-feira (26) e segue até o dia 3 de novembro, em Caxias. Qualquer pessoa com título de eleitor pode participar da votação que será digital neste ano. Eleitores dos 32 municípios de abrangência do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede Serra) serão responsáveis pela escolha de dois entre três projetos.

Os dois setores eleitos receberão R$ 628 mil, pagos em duas partes, em 2021 e 2022, segundo informações da presidente do Corede Serra, Monica Mattia. Para todo o Estado, o valor previsto é de R$ 20 milhões, que serão destinados para 96 projetos de desenvolvimento regional.

A região da Serra indicou três projetos: apoio à agricultura familiar; apoio ao setor industrial para desenvolvimento de produtos com uso de grafeno e implantação do Observatório de Turismo da Serra. Para ser eleito, o projeto deverá ter, no mínimo, 1% do total de votos da região, ou seja, 7 mil votos. 

Monica salienta a importância da participação, já que, com o voto, o cidadão ajuda o governo a escolher o que considera melhor para o desenvolvimento da região. 

– Os três projetos carregam a oportunidade de fortalecimento dos setores agropecuário, industrial e do turismo. É muito importante que cada cidadão participe, contribuindo com a escolha do projeto. Considerando a crise provocada pela pandemia, redução do consumo e produção, o ingresso de recursos para o desenvolvimento de novos projeto é importante – destaca a presidente do Corede Serra.

Como participar?

A votação é pelo site da Consulta Popular: digite o número do título do eleitor e escolha o nome da cidade em que reside. A partir daí abrirá a cédula eleitoral com os três projetos e, então, escolha um deles. 

A outra possibilidade é via SMS para o número 29634 com a mensagem: RSVOTO#Título de Eleitor#nº programa. 

Projetos que constam na cédula
1 - Apoio a agricultura familiar.
2 - Apoio ao setor industrial para desenvolvimento de produtos com uso de grafeno.
3 - Implantação do Observatório de Turismo da Serra.

Quer fazer parte do grupo do Portal Acontece no RS no WhatsApp? CLIQUE AQUI para entrar no grupo!

Assim você fica sempre atualizado com as últimas notícias de todo o Rio Grande do Sul.

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.