Sábado, 24 de Outubro de 2020
51 98419-1295
Política Governo do Estado

Governo vai anunciar na próxima semana regras para liberação de grandes eventos no RS

Liberação vai acontecer somente nas regiões de risco baixo e médio para transmissão da Covid-19.

29/09/2020 11h03
274
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Rádio Guaíba
Foto: Histórias do Futuro/Divulgação/SMC
Foto: Histórias do Futuro/Divulgação/SMC

O protocolo que define as regras para a retomada dos grandes eventos no Rio Grande do Sul, como atividades culturais, feiras e shows, vai ser divulgado pelo Governo do Estado na semana que vem. Desde já, sabe-se que a liberação vai acontecer somente nas regiões de risco baixo e médio para transmissão da Covid-19, indicadas com as bandeiras amarela e laranja no sistema de distanciamento controlado gaúcho.

Assim como acontece na volta às aulas presenciais, os municípios precisam ficar duas semanas fora das classificações de maior risco para aderirem à novidade. Os protocolos da educação continuam sendo encarados como prioridade, e o Palácio Piratini só vai aceitar os planos de retorno dos eventos das cidades que já aprovaram as regras sanitárias para as escolas.

“Não faz sentido haver liberação de eventos sem ter havido o retorno das aulas. É importante priorizar o ensino, a aprendizagem de nossas crianças e jovens, em relação a outros tipos de atividades”, afirma Eduardo Leite. De acordo com o governador, o Palácio Piratini vê “uma clara redução na incidência da doença no Estado”, já que a demanda por leitos de UTI e clínicos reduziu em setembro, bem como o número de óbitos.

No começo desta semana, o Gabinete de Crise deu aval para a realização de quatro eventos de grande porte: Festival Internacional de Turismo (Festuris), a Feira de Calçados e Acessórios Zero Grau e o Natal Luz, todos em Gramado, e a Feira de Inovação Industrial (Mercopar), em Caxias do Sul. Com exceção do Natal Luz, os demais eventos ocorrem no mês de novembro.

Araújo Vianna recebeu teste em Porto Alegre

No último dia 14, o Auditório Araújo Vianna foi palco de um evento-teste para a retomada do setor cultural. A apresentação do cantor Serginho Moah foi acompanhada por 450 pessoas. Na oportunidade, todos os profissionais estavam paramentados com equipamentos de proteção individual (EPI) e atuaram na orientação dos espectadores, para que não houvessem aglomerações.

Quer fazer parte do grupo do Portal Acontece no RS no WhatsApp? CLIQUE AQUI para entrar no grupo!

Assim você fica sempre atualizado com as últimas notícias de todo o Rio Grande do Sul.

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.