Domingo, 22 de Maio de 2022
Geral Passo Fundo / RS

Casa prisional com método APAC deve ser inaugurada em Passo Fundo no mês de maio

Em 2021, o sistema foi apresentado no Plenarinho da Câmara de Vereadores, destacando como estava o processo de instalação do projeto em Passo Fundo.

23/01/2022 às 09h44
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Rádio Uirapuru
Compartilhe:
Créditos: Arquivo/Rádio Uirapuru
Créditos: Arquivo/Rádio Uirapuru

Em 2019, a Rádio Uirapuru noticiou a criação da Associação de Proteção e Assistência do Condenado (APAC), que é uma casa prisional com método diferente de cumprimento de pena, em Passo Fundo. Na semana que vem teremos um ato importante no município envolvendo a iniciativa.

> Receba todas as notícias do Portal Acontece no RS no seu WhatsApp. Clique aqui.

Em entrevista na Uirapuru, o presidente da APAC, Vinicius Toazza, explicou que o objetivo do evento será apresentar o método para toda a comunidade de forma mais clara, com toda a sua metodologia.

Na quarta-feira (26), a partir das 19h30, toda a comunidade terá a oportunidade de conhecer o método, que reduz em quase R$ 3 mil o custo de um preso para o Estado e ressocializa até 95% dos detentos. Conforme Toazza, a apresentação ocorrerá na própria sede da APAC, que está localizada no prédio da antiga Escola Aberta, próximo ao trevo da BR-285 com a Perimetral.

Ainda segundo o presidente, a inauguração da casa prisional deve ocorrer em maio deste ano, com espaço inicial para 20 pessoas que estejam cumprindo pena em Passo Fundo.

Toazza explicou que, para o preso cumprir pena na APAC, ela precisa atender alguns requisitos que o próprio método exige, como já ter condenação para poder ficar maior tempo dentro da casa prisional e aprender o que é repassado para voltar a ficar apto ao convívio social. Segundo o presidente da APAC, quanto mais tempo de pena a pessoa tiver melhor, porque assim o apenado terá mais tempo para aprender métodos que o ressocializarão.

Após esta primeira etapa, a tendência é que a APAC seja ampliada e chegue a atender até 120 detentos, com espaço maior de dormitório e refeitório, com cozinha e lavanderia. O principal objetivo da casa prisional é reabilitar os apenados por meio de trabalho e estudo.

> Receba todas as notícias do Portal Acontece no RS no seu WhatsApp. Clique aqui.

Passo Fundo - RS
Sobre o município Notícias de Passo Fundo - RS