Domingo, 22 de Maio de 2022
Geral Lajeado - RS

VÍDEO: Produtores rurais se irritam e jogam leite na sede da RGE de Lajeado em protesto contra a falta de energia elétrica

Moradores do interior de Colinas estão há mais de 30 horas sem luz

18/01/2022 às 19h29
Por: Júnior Rafael Fonte: Rádio Independente
Compartilhe:
Foto: Artur Dullius
Foto: Artur Dullius

Cinco produtores rurais da localidade de Linha Leopoldina, no interior de Colinas, protestaram em razão da falta de energia. Na manhã desta terça-feira (18), os moradores estiveram junto a sede da RGE, em Lajeado, e jogaram um balde de leite azedo na porta da Central de Atendimento.

> Receba todas as notícias do Portal Acontece no RS no seu WhatsApp. Clique aqui.

Outros clientes que estavam no interior do prédio aguardado pelo atendimento deixaram o local demonstrando apoio a atitude dos produtores. Conforme uma das manifestantes, Aline Lohmann, os moradores da localidade estão há mais de 30 horas sem luz.

“Estamos cansados. A cada uma duas ou três semanas se repete esta situação. Não é questão de uma duas ou três horas, sempre são mais dias que nós ficamos sem luz. Nós estamos aumentando a nossa propriedade, fazendo um investimento muito grande, então isso me motivou a vir aqui. Pra defender o nosso dinheiro, a nossa renda de cada mês”, relata.

Segundo ela, desta vez cerca de 20 moradores estão sem energia elétrica. Além dos prejuízos na produção de leite e de suínos, os alimentos armazenados em casa também estão estragando. “Nós estamos gastando demais para ligar gerador e deixar o leite resfriado. O leiteiro precisa vir a cada ordenha. Os porcos precisam ser tratados. Tudo influencia muito. As coisas estão estragando na geladeira. Hoje de manhã joguei cinco litros de iogurte fora, que eu tinha comprado pra durar um mês, além da carne estragando. A gente não aguenta mais”, desabafa.

A moradora lembrou ainda que já havia procurado a concessionária em outros momentos, mas não havia obtido retorno. “O leite foi uma forma deles saberem que a gente está ai. Só vir conversar a gente já veio outra vez e não adiantou. Se acontecer de novo eu venho jogar mais”, conclui.

O que diz a RGE

Segundo a RGE, a situação dos moradores foi consultada junto aos sistemas. A concessionária informou que a interrupção da energia aconteceu durante a tarde do último domingo (16), em razão da queda de um poste. A equipe esteve no local nesta segunda-feira (17), no entanto, não conseguiu concretizar a troca do mesmo em razão de uma rocha existente no ponto em que estava sendo realizado o buraco. A previsão é que a energia seja restabelecida até o final da tarde desta terça (18).

> Receba todas as notícias do Portal Acontece no RS no seu WhatsApp. Clique aqui.

Lajeado - RS
Sobre o município Notícias de Lajeado - RS