Sábado, 22 de Janeiro de 2022
Polícia Gravataí - RS

Escola é arrombada três vezes em um dia em Gravataí

Segundo diretora, nada foi roubado, mas objetos foram vandalizados. Pelo menos oito portas da escola terão que ser consertadas. Local tem segurança privada, diz secretaria.

13/01/2022 às 22h15
Por: Júnior Rafael Fonte: Portal G1-RS
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook

Entre a manhã de quarta-feira (12 ) e a madrugada de quinta-feira (13), uma escola estadual de Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre foi arrombada e vandalizada três vezes.

> Receba todas as notícias do Portal Acontece no RS no seu WhatsApp. Clique aqui.

A Secretaria Estadual de Educação informa que a escola conta com serviço de segurança privada, e que os arrombamentos não têm alterado o funcionamento da escola, que está em período de matrículas. Leia a nota na íntegra abaixo.

A situação não é novidade na escola Frantz Machado Charão, que fica no bairro Cohab. Desde o ano passado, de acordo com a diretora, Flávia Santos Xavier, a escola vem sofrendo com ataques.

"[No ano passado] Arrombaram e levaram uma cafeteira, mas não conseguiram entrar. Destruíram um galpão com material de escola. Não levaram nada, só fizeram a bagunça", relata.

Na quarta-feira de manhã, ao chegar na escola, a diretora notou que a biblioteca estava com a porta aberta. "Eles tinham invadido a biblioteca sem levar nada, só fizeram bagunça mesmo. Depois foram pra sala dos professores,", descreve a diretora. Outras dependências do colégio também foram vandalizadas.

Mais tarde, por volta das 21h, o alarme da escola foi acionado. Flávia foi até o local e constatou um novo arrombamento. E depois, às 4h, novamente o alarme soou. Ao chegar na escola, já na manhã de quinta, a diretora percebeu que o local havia sido invadido pela terceira vez.

A escola registrou os arrombamentos na Brigada Militar. A diretora relata que as câmeras de segurança flagraram os suspeitos, mas eles cobrem o rosto, para dificultar a identificação.

"Não sei o que fazer mais", diz Flávia, que assumiu a direção recentemente. Segundo Flávia, oito portas foram destruídas. Os gastos pra conserto ainda vão ser calculados. "Vai ser um prejuízo grande", estima a diretora.

A escola atende cerca de 400 estudantes, do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.

Nota da Secretaria da Educação

Em relação à Escola Frantz Machado Charão, de Gravataí, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) informa que a instituição de ensino sofreu um arrombamento, mas não teve nenhum objeto furtado.

O estabelecimento conta com um serviço de segurança privada, que inclui alarmes e câmeras de monitoramento, pago por meio da verba de Autonomia Financeira. O boletim de ocorrência já foi realizado pela equipe diretiva junto à Polícia Civil para as devidas providências.

A Seduc reitera que a ação não afetou o funcionamento da escola e o atendimento ocorre normalmente das 10h às 15h para efetivação das matrículas.

> Receba todas as notícias do Portal Acontece no RS no seu WhatsApp. Clique aqui.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Gravataí - RS
Gravataí - RS
Sobre o município Gravataí é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul pertencente à microrregião de Porto Alegre e Mesorregião Metropolitana de Porto Alegre.