Segunda, 16 de Maio de 2022
Turismo Forquetinha / RS

Vila Haas em Forquetinha preserva história e aposta no turismo rural

Localidade é um misto de trabalho, história e opções de lazer, como o Camping Schleder, um balneário ás margens do Arroio Forquetinha e que atrai visitantes de diversas partes do estado

11/01/2022 às 23h03
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Rádio Independente
Compartilhe:
Casa Memorial Marlise Schneider foi construída em 1890 (Foto: Alício de Assunção)
Casa Memorial Marlise Schneider foi construída em 1890 (Foto: Alício de Assunção)

Lindas paisagens e muitas histórias preservadas. Assim podemos definir um pouco da encantadora localidade de Via Haas no interior de Forquetinha. Situada às margens da estrada sem pavimentação que margeia o Arroio Forquetinha e segue em direção a Canudos do Vale, Vila Hass é um misto de trabalho, história e turismo rural, como o Camping Schleder, um balneário ás margens do Arroio Forquetinha e que atrai visitantes de diversas partes do estado.

A gastronomia colonial em destaque no Camping Schleder (Foto: Alício de Assunção)

Assim como a Casa Memorial Marlise Schneider, cercada por morros verdejantes e propriedades rurais, uma construção em estilo enxaimel, construída por volta de 1890 e que retrata a arquitetura utilizada pelos imigrantes alemães na época. Recentemente a edificação foi restaurada e transformada num museu particular. O objetivo é de que além da restauração ali também se transforme num local cultural, de meditação no amplo espaço do terreno ao redor da casa e de valorização dos antepassados que passaram por muitas crises mas nunca desistiram de seus objetivos, conforme o idealizador Lucas Andre Grahl da Silva.

A localidade também é berço do primeiro prefeito de Lajeado, Frederico Jeger, eleito em 1892 e que possuía uma casa comercial na Vila Haas.

Texto: Alício de Assunção

> Receba todas as notícias do Portal Acontece no RS no seu WhatsApp. Clique aqui.

Forquetinha - RS
Sobre o município Notícias de Forquetinha - RS