Quarta, 23 de Setembro de 2020
51 98419-1295
Geral Clima

Chuva ácida pode atingir o Estado nos próximos dias, alerta meteorologia

A chuva ácida pode resultar em mortandade dos peixes, afetar vegetação e em pessoas é possível causar pequenas lesões na pele.

11/09/2020 19h35
3.703
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Rádio Uirapuru
Créditos: Reprodução/Internet
Créditos: Reprodução/Internet

Um alerta meteorológico aponta que a fumaça das queimadas que atingem o centro-oeste do Brasil podem causar chuva ácida no Rio Grande do Sul nos próximos dias. Nesta época do ano, infelizmente, as queimadas são frequentes e sua fumaça já é percebida no Estado desde agosto.

A Uirapuru conversou com o coordenador do curso de Engenharia Ambiental da UPF, Cleomar Reginatto, que explicou o que é chuva ácida.

Conforme o professor, a circulação da atmosfera acaba levando os gases das queimadas a lugares distantes do foco do incêndio, o que acaba gerando a chuva ácida. Ele explica que a chuva ácida é um fenômeno bastante antigo. A chuva por si só tem um pH levemente ácido, que fica em torno de 5,6.

Quando são lançados na atmosfera, alguns gazes compostos por nitrogênio e enxofre acabam reduzindo o pH da chuva. Se esse pH fica menor que 4, acaba tendo efeitos danosos em estruturas, lagos, peixes e florestas. Ele explica que quanto menor for o pH maior será o efeito do dano.

A chuva ácida pode resultar em mortandade dos peixes, afetar vegetação e em pessoas é possível causar pequenas lesões na pele.

Quer fazer parte do grupo do Portal Acontece no RS no WhatsApp? CLIQUE AQUI para entrar no grupo!

Assim você fica sempre atualizado com as últimas notícias de todo o Rio Grande do Sul.

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.