Sábado, 26 de Setembro de 2020
51 98419-1295
Geral Coronavírus no RS

Detento do Central morre infectado pela Covid; óbito é o 4º em cadeias do RS

Estado já contabiliza mais de 400 presos infectados pelo vírus. PEJ registrou três mortes.

06/08/2020 23h17
359
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Rádio Guaíba
Foto: Ricardo Giusti / CP Memória
Foto: Ricardo Giusti / CP Memória

Subiu para quatro o número de apenados mortos em decorrência do coronavírus no sistema carcerário gaúcho. Nessa madrugada, um detento de 26 anos que cumpria pena na Cadeia Pública de Porto Alegre (ex-Presídio Central), veio a óbito durante atendimento médico no Hospital Vila Nova, na zona Sul de Porto Alegre.

A vítima, que testou positivo para Covid, teve insuficiência respiratória aguda, causada pela tuberculose. As três mortes anteriores haviam sido registradas na Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ). O sistema carcerário gaúcho contabiliza, hoje, 409 presos infectados pelo vírus.

Em nota, a Secretaria da Administração Penitenciária e a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) informaram que a direção do Central adotou todos os protocolos sanitários em relação ao apenado que faleceu, atendido na UBS local e transferido para o Vila Nova.

Devido à propagação do coronavírus entre os detentos do local, a Justiça chegou a interditar a Cadeia Pública por duas semanas, impedindo a entrada de novos presos a restringindo a transferência deles em alas da casa prisional a fim de estancar o contágio. O Judiciário reviu a decisão, na terça passada, após o governo ter apresentado um plano de prevenção da pandemia dentro do complexo.

Conforme informativo da Secretaria da Administração Penitenciária, o Central contabiliza, hoje, 30 presos em isolamento, diagnosticados com a doença. Dos 409 detentos que testaram positivo, 249 deles cumprem pena na PEJ. O sistema prisional ainda acompanha 165 casos suspeitos, 42 deles no Presídio Estadual de Rio Grande.

Quer fazer parte do grupo do Portal Acontece no RS no WhatsApp? CLIQUE AQUI para entrar no grupo!

Assim você fica sempre atualizado com as últimas notícias de todo o Rio Grande do Sul.

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.