Terça, 04 de Agosto de 2020
51 98419-1295
Especiais Novo Hamburgo / RS

Projeto de Novo Hamburgo promove doações de computadores e celulares para estudantes

Plug Doações conecta quem tem um aparelho sem uso e quem precisa de um equipamento para estudar. No momento, prioridade são pessoas que estejam estudando para o Enem.

26/07/2020 21h56
176
Por: Redação Acontece no RS Fonte: G1 RS
Álisson Rodrigues Martins e Manoella Treis criaram a Plug Doações — Foto: Arquivo pessoal
Álisson Rodrigues Martins e Manoella Treis criaram a Plug Doações — Foto: Arquivo pessoal

Uma rede social que conecta pessoas que tenham um computador em casa sem uso e quem precisa de um equipamento para estudar nos tempos de pandemia de coronavírus. Este é o propósito da Plug Doações, criada pelos jovens de Novo Hamburgo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, Álisson Rodrigues Martins e Manoella Treis.

O projeto já alcançou 15 estados brasileiros e já foram feitas cerca de 226 doações.

Para participar, interessados devem preencher um formulário, identificando se deseja doar ou receber.

"A gente tem recebido cadastros de todas as idades, desde cinco até 80 anos. Tivemos que começar a aplicar filtros e colocar prioridades de doação. É uma realidade incompleta e uma demanda de estudantes que a gente não percebia", aponta Manoella.

As doações são priorizadas para pessoas que estejam estudando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorrerá em janeiro e fevereiro de 2021.

"Como trabalhamos por todo o Brasil, não conhecemos pontos e como é a cidade ou a região que a pessoa está. Olhamos o máximo possível pelo Google Maps para ver pelas regiões onde tem doadores e estudantes para fazer esse link entre ambos. Primeiro entramos em contato com o doador, confirmamos a doação, então, entramos em contato com o estudante e passamos o contato do doador, para eles entrarem em contato entre eles e, a partir disso, as pessoas efetuarem essa doação", explica Manoela.

Os idealizadores destacam que têm recebido mais pedidos por doação do que pessoas interessadas em doar os aparelhos. É possível também fazer doações em dinheiro, para auxiliar nos consertos de alguns aparelhos que estão danificados.

"Pessoas de baixa renda não conseguem estudar porque não têm um aparelho. O celular era compartilhado entre a família. Ter um computador ou um tablet já diminui uma grande lacuna", ressaltam os jovens.

O morador de São Leopoldo Evandro Rosa Lopes doou um computador que estava sem uso há cerca de um ano.

"No início da pandemia, estava procurando coisas para poder contribuir e encontrei o projeto. Tinha um computador que usava antes e estava parado, esperando algum uso e me cadastrei", diz Evandro.

O aparelho foi doado para uma estudante moradora de Novo Hamburgo.

"Foi muito emocionante ver a alegria e a gratidão que eles ficaram em receber o computador, foi muito legal", conta.

Quer fazer parte do grupo do Portal Acontece no RS no WhatsApp? CLIQUE AQUI para entrar no grupo!

Assim você fica sempre atualizado com as últimas notícias de todo o Rio Grande do Sul.

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.