Segunda, 10 de Agosto de 2020
51 98419-1295
Saúde Estância Velha / RS

Estância Velha autoriza recomendação de cloroquina para pacientes com Covid-19

Pacientes terão de concordar com tratamento com a medicação, cuja eficácia não é reconhecida pela OMS.

13/07/2020 20h39
253
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Correio do Povo
Em junho, a OMS interrompeu os testes com hidroxicloroquina em pacientes com Covid-19 | Foto: Ricardo Giusti
Em junho, a OMS interrompeu os testes com hidroxicloroquina em pacientes com Covid-19 | Foto: Ricardo Giusti

Com o aumento dos casos confirmados e, também, o crescimento de óbitos ocasionados pela Covid-19, a Secretaria Municipal da Saúde de Estância Velha vai recomendar aos médicos que eles poderão receitar cloroquina, ivermectina e azitromicina, entre outros medicamentos. A decisão foi anunciada pela prefeita Ivete Grade nesta segunda-feira. 

A Prefeitura de Estância Velha ressalta que esses medicamentos poderão ser prescritos conforme critérios médicos e com a concordância do paciente, de maneira preventiva. O médico infectologista do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), Ricardo Siegle, reforça que a decisão será entre paciente e profissional. Siegle, que é o responsável técnico do HMGV, disse que não recomenda a utilização das medicações sem a indicação para a doença especificada na bula.

Na semana passada, a Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvars), representando Estância Velha e a região, solicitou que o Governo do Estado encaminhe aos municípios a cloroquina fornecida pelo Ministério da Saúde.

Em junho, a Organização Mundial da Saúde interrompeu os testes com hidroxicloroquina em pacientes com Covid-19. De acordo coma  organização, o medicamento não levou a uma redução nas hospitalizações e nem na mortalidade. A decisão foi anunciada após o Reino Unido informar que faria o mesmo, por não ver resultado positivo no medicamento, e também depois que a agência de controle de medicamentos dos Estados Unidos revogou a autorização para o uso emergencial da cloroquina e da hidroxicloroquina para pacientes com o novo coronavírus.

Quer fazer parte do grupo do Portal Acontece no RS no WhatsApp? CLIQUE AQUI para entrar no grupo!

Assim você fica sempre atualizado com as últimas notícias de todo o Rio Grande do Sul.

 

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.