Quarta, 02 de Dezembro de 2020
51 98419-1295
Geral Venâncio Aires / RS

Nível do Rio Taquari já passa dos 10 metros em Vila Mariante em Venâncio Aires

A situação está sendo monitorada pela Defesa Civil de Venâncio Aires e municípios do Vale do Taquari.

12/07/2020 21h29
584
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Folha do Mate
Imagem feita com um drone mostra a dimensão da enchente que atingiu Vila Mariante nesta semana (Foto: Tobias Dresch/ Global Tecnologia)
Imagem feita com um drone mostra a dimensão da enchente que atingiu Vila Mariante nesta semana (Foto: Tobias Dresch/ Global Tecnologia)

Medição realizada no fim da tarde deste domingo, 12, mostra que o nível do Rio Taquari, em Vila Mariante, já passa dos 10 metros. Ao longo do dia o nível subiu 2,67 metros. De acordo com o observador hidrológico e morador da localidade de Linha Chafariz, Paulo Roberto de Paula, o nível estava em 10,19 metros, às 17h.

Na medição anterior, feita no começo da manhã deste domingo, o nível era de 7,52 metros. Ele acredita, por experiência de quem atua nesta função há mais de 20 anos, que o nível passará dos 12 metros na noite deste domingo.

A situação está sendo monitorada pela Defesa Civil de Venâncio Aires e municípios do Vale do Taquari. Segundo o secretário de Segurança Pública da Capital do Chimarrão, Dario Martins, a situação é de alerta, pois estima-se que o nível vai passar dos 21 metros em Estrela. “Já temos duas equipes de resposta rápida dos bombeiros em alerta”, observa.

Em Lajeado, conforme medição divulgada pela Prefeitura e atualizada às 19h deste domingo, o nível chega a 19,20 metros, o que representa um aumento de 48 centímetros na última hora.

O repique da enchente se deve à forte chuva registrada na última noite e no começo deste domingo, 12, especialmente em municípios da Serra, o que impacta diretamente no volume de água nas cabeceiras da bacia Taquari-Antas. Para se ter ideia, o nível normal do rio, no 2º Distrito de Venâncio Aires, é de 1,6 metro e, durante a cheia registrada nesta semana, ultrapassou a marca dos 15 metros. Esta enchente é considerada a maior dos últimos 64 anos.

Linha Mangueirão

Todos os moradores que estavam abrigados no ginásio de Linha Mangueirão, interior de Venâncio Aires, já retornaram para suas residências. A informação é do secretário municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, Mateus Deitos Rosa. Segundo ele, as moradias foram limpas e higienizadas e as famílias retornaram na tarde deste domingo para seus lares.

Fonte: Folha do Mate

Quer fazer parte do grupo do Portal Acontece no RS no WhatsApp? CLIQUE AQUI para entrar no grupo!

Assim você fica sempre atualizado com as últimas notícias de todo o Rio Grande do Sul.

 

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.