Segunda, 10 de Agosto de 2020
51 98419-1295
Geral Previsão do Tempo

RS inicia semana de riscos de enchentes com muitas nuvens na segunda-feira

Temperatura varia pouco e frio não é tão intenso durante a manhã.

05/07/2020 21h13
321
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Correio do Povo
Temperaturas chegam a 16ºC em Porto Alegre | Foto: Alina Souza
Temperaturas chegam a 16ºC em Porto Alegre | Foto: Alina Souza

Muitas nuvens permanecem sobre o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, mas o sol pode aparecer, especialmente em pontos do Oeste, do Centro e do Sul do Estado. Espera-se nevoeiro e neblina em muitos locais. Ainda chove no começo do dia na Metade Norte.

Da tarde para a noite, novas áreas de instabilidade ingressam com chuva na região, inclusive com trovoadas e risco de granizo isolado por centro de baixa pressão que trará muita instabilidade até quarta-feira. Devido à nebulosidade e chuva em algumas regiões, a temperatura novamente varia pouco.

As mínimas rondam os 5ºC em Bagé e os 9ºC em São José dos Ausentes. As máximas, por sua vez, podem chegar a 17ºC em Uruguaiana e a 19ºC em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 11ºC e 16ºC.

Grande parte da Metade Norte deve ter acumulados entre 100 e 200 mm. Algumas cidades terão, portanto, chuva de quase dois meses em 24 horas. São esperados alagamentos, transbordamento de arroios e córregos, deslizamentos de terra (maior risco na Serra) e queda de barreiras em rodovias, sobretudo na região serrana.

A maior ameaça, porém, será a subida de rios. Deve chover muito na nascente do Jacuí, no Norte gaúcho, e em bacias como as do Taquari-Antas, Caí, Sinos, Gravataí e Paranhana. Com a chuva da última semana e de domingo, os rios ainda estão altos. Outro episódio de chuva volumosa imediatamente após fará crítico o risco de cheias e enchentes.

Entre as áreas que mais devem ser atingidas pela intensa precipitação estão as da Metade Norte como as Missões, Planalto, Serra, Porto Alegre, área metropolitana e o Litoral Norte. Há risco de temporais isolados com raios, vento forte e granizo acompanhando o centro de baixa pressão que migrará do Paraguai e a partir de amanhã estará sobre o Rio Grande do Sul, começando a dar origem ao ciclone sobre o Leste gaúcho.

Espera-se vento também, porém sem a força da última semana. As rajadas mais fortes devem ficar entre 60 km/h e 80 km/h. Como o solo estará saturado pela chuva excessiva, vento moderado a forte inevitavelmente trará queda de árvores. Com isso, problemas no serviço de luz devem ser esperados, mas sem a enorme extensão da falta de luz da última semana.

Quer fazer parte do grupo do Portal Acontece no RS no WhatsApp? CLIQUE AQUI para entrar no grupo!

Assim você fica sempre atualizado com as últimas notícias de todo o Rio Grande do Sul.

 

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.