Quarta, 20 de Outubro de 2021
Política GOVERNO DO ESTADO

Governo do RS detalha Avançar na Educação com pagamento de bolsas a estudantes de escolas públicas

Jovens do Ensino Médio receberão incentivo do Piratini, e medida tentará reduzir a evasão escolar no Estado.

14/10/2021 às 16h24
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Correio do Povo
Compartilhe:
Eduardo Leite apresentou a
Eduardo Leite apresentou a "mandala da Educação" que define as linhas gerais do programa Avançar | Foto: Governo do RS / Youtube / Reprodução / CP

Dentro da série de projetos no programa Avançar, o governo do Rio Grande do Sul detalhou no final da manhã desta quinta-feira um conjunto de medidas voltadas para o ensino. O investimento será na ordem de R$ 1,2 bilhão, recurso que virá das privatizações. Uma “mandala da Educação” foi apresentada com as linhas gerais da iniciativa, que passa pelo pagamento de bolsas para jovens do Ensino Médio de escolas públicas com a intenção de reduzir a evasão escolar.

Segundo o governador Eduardo Leite, para evitar o abandono da escola em solo gaúcho, a administração estadual irá aportar R$ 180 milhões. Leite ainda citou o contexto da pandemia do coronavírus para explicar que ficou mais difícil de segurar os jovens dentro de sala de aula.

O planejamento estratégico do governo do Estado também é composto pela formação de professores, garantia de aprendizagem aos alunos e uma escola atualizada, que saiba combinar competências cognitivas. “Os direcionadores irão definir os projetos e qualificar todo o processo”, afirmou a secretaria estadual de Educação do RS, Raquel Teixeira. “O moderno é ter gente qualificada, pessoas, professores, alunos. Isso tudo acompanhado da infraestrutura tecnológica”, acrescentou.

O programa Avançar na Educação ainda prevê a criação de “escolas padrão” no Estado. Serão 56 locais, conforme Leite. Serão instituições que terão investimento maior e abrigarão projetos considerados “de ponta”. Com esta ideia, o Piratini pensa em elevar a qualidade das escolas públicas.

> Receba todas as notícias do Portal Acontece no RS no seu WhatsApp. Clique aqui.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.