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Saúde Canoas / RS

Serviços de saúde monitoram por telefone pacientes com sintomas gripais em Canoas

Objetivo é diminuir movimento nas unidades de atendimento. Dúvidas também podem ser respondidas pelos telefones 150 e 136.

28/06/2020 16h15 Atualizada há 1 semana
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Por: Redação Acontece no RS Fonte: G1 RS
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, oferece por meio da Secretaria de Saúde, atendimento pelo telefone para pacientes com sintomas de gripe.

A chegada do inverno intensifica o aparecimento de doenças respiratórias que podem ter os sintomas confundidos com o coronavírus.

Objetivo da ação é fazer uma triagem a fim de evitar que pacientes com gripe saiam de casa, além de ser uma estratégia pra diminuir o movimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em meio à pandemia.

"A gente começou a perceber o aumento do número de casos de síndrome gripal. O que a gente viu? Muitas pessoas preocupadas, não sabendo se aquela síndrome gripal que elas relatavam ao procurar o sistema de saúde era coronavírus ou uma outra", comenta o secretário de Saúde de Canoas, Fernando Ritter.

Desde o fim de abril, a Secretaria de Saúde da cidade registrou 725 casos de síndrome gripal. Desse total, 2% dos pacientes testaram positivo para Covid-19. Todos os pacientes que procuraram as unidades de saúde passaram a ser monitoradas por profissionais da área pelo telefone.

O consultor de vendas Gabriel Soares, de 25 anos, acreditou que estava com coronavírus na última semana, então, procurou uma unidade de saúde. Durante dez dias, ele foi monitorado por telefone até que no sábado (27), chegou o resultado do exame que testou negativo para doença.

"Até achei estranho essa questão do pós-atendimento porque não é algo que a gente tá habituado, algo que a gente vivencia. Ligaram a semana inteira pra saber como estava e a evolução ou não dos meus sintomas", relata Gabriel.

Conforme a Secretaria Municipal da Saúde de Canos, a orientação para quem apresentar sintomas como falta de ar é procurar atendimento nos hospitais de campanha da cidade. Eles foram instalados ao lado das UPAs Rio Branco e Boqueirão e funcionam diariamente por 24 horas por dia.

Telefones

Dúvidas sobre a doença podem ser esclarecidas pelos telefones 150 do Disque Vigilância, da Secretaria Estadual da Saúde (SES), e o 136 do Disque Saúde, do Sistema Único de Saúde (SUS).

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