Terça, 07 de Julho de 2020
51 98419-1295
Política Eleições 2020

Eleições 2020: partidos políticos começam a definir seus candidatos a prefeitura

O Senado aprovou nesta semana o adiamento do primeiro turno das eleições municipais de 4 de outubro para o dia 15 de novembro.

28/06/2020 12h40
178
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Rádio Uirapuru
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Senado aprovou nesta semana o adiamento do primeiro turno das eleições municipais de 4 de outubro para o dia 15 de novembro. Assim, a data do segundo turno passa para o dia 29 de novembro. O adiamento das eleições em seis semanas se dá em virtude do cenário epidemiológico do novo coronavírus (covid-19) no Brasil e a consequente necessidade de se evitar aglomerações. A proposta encontra-se em tramitação na Câmara dos Deputados.

Os partidos políticos já vinham desde 2019 conversando e iniciando a articulação para as coligações nas eleições deste. No entanto, com a pandemia do coronavírus, as conversas não pararam mas ficaram mais calmas em razão do foco estar voltado ao enfrentamento ao vírus.

Até o momento em Passo Fundo apenas um partido lançou seus pré-candidatos a prefeito e vice próprios. O PSC tem confirmado o pré-candidato a prefeito Claudio Doro e vice-prefeito João Campos.

O PDT desde 2019 já vinha conversando e negociando com o PP. O partido tem como pré-candidato Márcio Patussi e as informações de bastidores é que deverá ser anunciado nos próximos dias o nome de Marcos Susin (PP) como pré-candidato a vice-prefeito.

O PSDB tem como pré-candidato Lucas Cidade e nas últimas semanas se intensificou a possibilidade de aliança com o PSL, após a visita do presidente estadual do partido. No entanto, o PSL anunciou também no final do ano passado a filiação e pré-candidatura do procurador do estado Rodinei Candeia ao cargo de prefeito.

O PL anunciou como pré-candidato a prefeito Valdair Gomes de Almeida, e a possibilidade de aliança com o PSDB e PSL também foi cogitada nos bastidores nas últimas semanas.

O PCdoB anunciou também o nome do ex-deputado estadual Juliano Roso como pré-candidato a prefeito, o vice será do PT, o qual o nome ainda não foi divulgado.

A grande dúvida ainda é quanto ao nome que será indicado pelo prefeito Luciano Azevedo e irá compor a coligação que tem como pré-candidato a vice-prefeito João Pedro Nunes. Nos bastidores o nome do ex-secretário Pedro Almeida se intensificou, no entanto, o prefeito ainda não se manifestou sobre o assunto.

Os nomes somente serão confirmados após as convenções partidárias que também terá sua data alterada e deverá acontecer de forma virtual.

Fonte: Rádio Uirapuru

Quer fazer parte do grupo do Portal Acontece no RS no WhatsApp? CLIQUE AQUI para entrar no grupo!

Assim você fica sempre atualizado com as últimas notícias de todo o Rio Grande do Sul.

 

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.