Quinta, 02 de Dezembro de 2021
Saúde Passo Fundo / RS

Passo Fundo já registra casos com os sintomas do surto da Doença Diarreica Aguda

A Uirapuru conversou com a Dra. Stefania Simon, médica responsável pela Emergência Pediatria do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo.

09/10/2021 às 11h16
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Rádio Uirapuru
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Internet.
Foto: Reprodução/Internet.

A secretaria Estadual da Saúde emitiu na última quinta-feira (7), um alerta para surto da Doença Diarreica Aguda, que afeta 25 cidades gaúchas.  A doença gastrointestinal tem como principal sintoma a diarreia, que pode ser acompanhada de dor abdominal, náusea, vômito e febre. Os alertas atingem cidades próximas de Passo Fundo como Sarandi, Barra Funda, Nova Prata e Serra.  Mesmo sem alerta oficial, Passo Fundo já registra inúmeros casos com os mesmos sintomas.

A Uirapuru conversou com a Dra. Stefania Simon, médica responsável pela Emergência Pediatria do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo.  Conforme ela, na grande maioria das vezes, quando se chega a uma época do ano com variações de temperatura, chuva e outras mudanças bruscas, há a proliferação de doenças causadas por vírus e bactérias.

Os vírus, por exemplo, são muito fáceis de transmitir entre as pessoas e quando e podem facilmente causar um surto. No caso em questão a contaminação ocorre por uma bactéria ou vírus no chamado modo fecal/oral. O agente contaminante passa para a mão da pessoa que acaba levando a mão até a boca, iniciando a contaminação.  A mesma mão contaminada pode tocar alimentos em preparo, ou outras pessoas, desencadeando a contaminação alimentar ou por contato.

Água que não é fervida e alimentos crus tem maior facilidade de transmissão.  Sobre os sintomas da contaminação a médica explicou que a febre é uma resposta imunológica da infecção, com duração de até 48 horas, sendo acompanhada de diarreia ou vômito. Neste período é recomendado ingerir bastante líquido, repouso e uso de medicamento antitérmico. O vírus tem um ciclo no corpo, com duração média de uma semana.  A médica relatou que houve um aumento muito grande de casos no hospital desde o último final de semana, chegando até mesmo a triplicar.

Os casos incluem crianças e todos os outros membros da família.  Para a médica estamos sim diante de uma contaminação por vírus em Passo Fundo, já que ela se dá de forma mais rápida do que a bacteriana simplesmente. No entanto, é um problema que não trouxe nenhum caso grave e o tratamento se dá na recuperação e repouso pela perda de líquidos.  O que a população pode fazer é se precaver com a higiene das mãos, lavando bem antes de se alimentar ou utilizando o mesmo procedimento de proteção contra o Coronavírus, que envolve o uso do álcool.

> Receba todas as notícias do Portal Acontece no RS no seu WhatsApp. Clique aqui.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Passo Fundo - RS
Sobre o município Notícias de Passo Fundo - RS