Quarta, 26 de Janeiro de 2022
Especiais Semana Farroupilha

Acendimento da Chama Crioula marca início da Semana Farroupilha no Rio Grande do Sul

Solenidade no Palácio Piratini contou com número restrito de convidados.

14/09/2021 às 12h59
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Rádio Guaíba
Compartilhe:
Símbolo tradicionalista foi levado por cavalarianos à sede do Governo do Estado. Foto: Alina Souza/Correio do Povo
Símbolo tradicionalista foi levado por cavalarianos à sede do Governo do Estado. Foto: Alina Souza/Correio do Povo

A Semana Farroupilha no Rio Grande do Sul começou, oficialmente, nesta terça-feira (14) – quando ocorreu o acendimento da Chama Crioula no Palácio Piratini. O tradicional símbolo chegou à sede da administração pública gaúcha nas mãos de cavalarianos, recepcionados pelo governador Eduardo Leite (PSDB).

Mais uma vez, os festejos tiveram a programação alterada em razão da pandemia. A cerimônia, que normalmente conta com a presença de centenas de autoridades, foi reduzida. A patrona da Semana Farroupilha em 2021, Liliana Cardoso, colocou a inclusão no centro do seu discurso. Ela é a primeira mulher negra a receber a homenagem.

“É nessa chama viva em que invocamos o cinquentenário da Consciência Negra, de um Oliveira Silveira, gaúcho de Rosário do Sul, que pauta na sua trajetória a liberdade, igualdade e humanidade. Em um mundo tão desigual, com tanto ódio, e que ainda o amor se sobrepõe. Perante essa Chama, penso eu sermos iguais”, disse.

A fala de Eduardo Leite seguiu a mesma linha, mas dentro do aspecto político. “Certamente muita gente aqui não pensa como o governador, mas nós respeitamos as nossas diferenças e não desperdiçamos energia em nos confrontarmos como povo. Podemos confrontar no campo das ideias, mas não nos enfrentamos como povo”, afirma.

Programação

Neste ano, os festejos relembram a trajetória de Anita Garibaldi – heroína que teria completado 200 anos de vida no último dia 30 de agosto. A programação será realizada, principalmente, de forma virtual. Os poucos eventos presenciais que estão programados terão número reduzido de frequentadores, e transmissão nas redes sociais.

> Receba todas as notícias do Portal Acontece no RS no seu WhatsApp. Clique aqui.