Domingo, 26 de Setembro de 2021
32°

Muitas nuvens

Teresina - PI

Geral EXPOINTER 2021

Cerca de 65 mil pessoas visitam a Expointer 2021

Público equivale a 14% do total de 2019, última edição antes da pandemia.

13/09/2021 às 08h25
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Correio do Povo
Compartilhe:
Público da Expointer 2021 equivale a 14% da edição de 2019, última antes da pandemia | Foto: Mauro Schaefer/CP
Público da Expointer 2021 equivale a 14% da edição de 2019, última antes da pandemia | Foto: Mauro Schaefer/CP

Com a temperatura chegando aos 29° C neste domingo, a 44ª Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, foi local de passeio e compras, principalmente nos pavilhões comercial, de artesanato e agricultura familiar. Ao contrário dos outros dias de feira, a adesão ao uso da máscara, em razão da temperatura, foi menor, dando trabalho aos monitores treinados pela Secretaria da Saúde na orientação sobre os protocolos de prevenção à Covid-19.

Durante o sábado, o limite de público fixado pela organização do evento, de 15 mil visitantes/dia, foi atingido, impulsionado principalmente pela presença do presidente Jair Bolsonaro no parque. No total, 65 mil pessoas visitaram a Expointer 2021, 14% do público de 2019, que somou 461 mil visitantes.

Acompanhada pelo namorado, Vitor Friedrich, a enfermeira Chirley Scopel, de Gravataí, disse ter sido abordada por um dos monitores por estar tomando um chope enquanto caminhava. “Mas achei a feira segura e organizada, com bastante gente, mas sem aglomeração, mas também com algumas pessoas relaxando um pouco na máscara, já que todos se sentem mais tranquilos com a vacinação”, disse ela.

No pavilhão da agricultura familiar, agroindústrias comemoravam o resultado expressivo, se comparado ao de 2020, quando a feira de produtos coloniais, artesanato e flores ocorreu no formato drive thru. Estreante no ano passado, a Agropecuária Slaifer, de Encantado, triplicou o valor de compotas e chimias vendidas na edição de 2020. O proprietário da agroindústria, Maciel Slaifer, afirmou que na edição do drive thru comercializou R$ 10 mil, quantia que chegou a R$ 30 mil neste ano. A expectativa dele é voltar em 2022 e usufruir do movimento de vendas de uma exposição normal.

De acordo com o fiscal agropecuário e presidente da Associação dos Fiscais Agropecuários do Rio Grande do Sul (Afagro), Pablo Fagundes Ataíde, a saída dos animais que participaram da exposição se iniciou às 15h de domingo e vai se estender até à 9h desta segunda-feira, pelo portão 8 do parque. Depois do fechamento dos portões no domingo, animais como ovinos e caprinos puderam ser recolhidos e embarcados nos veículos de transporte nas imediações dos pavilhões.

> Receba todas as notícias do Portal Acontece no RS no seu WhatsApp. Clique aqui.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.