Terça, 02 de Junho de 2020
51 98419-1295
Geral Farroupilha / RS

Acessos ao Santuário de Caravaggio, em Farroupilha, serão bloqueados no fim de semana

Objetivo é evitar aglomerações, já que missas serão transmitidas via internet.

21/05/2020 18h07
308
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Jornal Pioneiro
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Os acessos ao Santuário de Nossa senhora de Caravaggio, em Farroupilha, serão bloqueados a partir deste sábado (23) até a próxima terça-feira (26). O objetivo é evitar que fiéis se desloquem até a igreja e promovam aglomerações, já que a romaria deste ano será apenas virtual.

A medida foi elaborada em conjunto pelo Ministério Público (MP), prefeitura, Brigada militar (BM) e Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) em uma reunião realizada na última segunda-feira (18). As barreiras, que consistirão em gradis e viaturas policiais, serão posicionadas nos Caminhos de Pedra, após a localidade de São Marcos, na localidade de Capela de Todos os Santos, pouco antes do chamado Morro da Busa, e na Estrada dos Romeiros, após o pronto-atendimento da Unimed. Apenas moradores das proximidades terão acesso permitido, mas eles terão que ser cadastrados previamente pela prefeitura.

De acordo com o promotor de Farroupilha, Ronaldo Lara Resende, os bloqueios começam entre 3h e 4h deste sábado e serão mantidos permanentemente durante todo o feriadão. A decisão, segundo ele, foi tomada porque existe a possibilidade de muitas pessoas que fizeram promessas se deslocarem até o santuário, contrariando as recomendações. Como existe um decreto em vigor que proíbe missas com mais de 30 pessoas e a fiscalização tem agido para coibir aglomerações em outros pontos da cidade, não faria sentido permitir o acesso, na visão dele.

—Vai haver não só viatura, como policiais o tempo todo, então não passa nem a pé, nem de carro. Vai ter pessoas que vão sair de madrugada, vão chegar a dois ou três quilômetros do santuário e vão ter que voltar. Agora, se você deixar a pessoa chegar no pátio do santuário, aí não tem o que fazer, não tem polícia que controle. É certo que se você apenas orientasse, as pessoas não iriam deixar de ir pela questão das promessas — explica o promotor.

Esta é a primeira vez em 141 anos que a romaria de Caravaggio não é realizada. As missas ocorrerão com portas fechadas e sem presença de público, com transmissão via redes sociais e veículos de comunicação. Os trajetos entre Caxias do Sul e o centro de Farroupilha ao santuário não contarão com a estrutura normalmente oferecida aos fieis, como pontos de parada, distribuição de água e banheiros. Em Caxia, a fiscalização de trânsito e servidores da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS) estarão em quatro pontos estratégicos para orientar eventuais fieis de que não haverá pontos de apoio ao longo do caminho.

Nesta quarta-feira (20) o reitor do santuário, padre Gilnei Fronza, reforçou o pedido para que ninguém se desloque até lá. Ele também solicitou que os romeiros que normalmente participam das celebrações doem alimentos para simbolizar o ato.

Quer fazer parte do grupo do Portal Acontece no RS no WhatsApp? CLIQUE AQUI para entrar no grupo!

Assim você fica sempre atualizado com as últimas notícias de todo o Rio Grande do Sul.

 

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.