Terça, 02 de Junho de 2020
51 98419-1295
Saúde Governo do Estado

Estado começa hoje distribuição de 135 mil testes rápidos de coronavírus para municípios

Secretaria Estadual da Saúde irá entregar ao menos uma caixa, com 20 unidades de testes, por cidade.

14/05/2020 09h11
306
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Rádio Guaíba
Foto: SES-RS/Divulgação
Foto: SES-RS/Divulgação

Começa nesta quinta-feira a distribuição do novo lote de 135 mil testes rápidos para detecção de anticorpos do coronavírus. O governo do Estado remeterá o material para todas as cidades do Rio Grande Sul, de acordo com critérios populacionais e epidemiológicos. Com essa leva, chega a mais de 243 mil o total de exames desse tipo já distribuídos por meio da Secretaria da Saúde.

Essa quantidade permitirá a ampliação das pessoas testadas. O coordenador do Centro de Operações de Emergência da Secretaria de Saúde, Marcelo Vallandro, destaca que agora serão testadas, desde que estejam com sintomas, pessoas com mais de 50 anos e profissionais que trabalhem com transporte de cargas ou coletivo de passageiros. Também passam a ser testados pessoas que residam com quem teve confirmação laboratorial para Covid-19 (contactantes domiciliares), incluindo as situações quando se identifica um caso em instituições de longa permanência de idosos (ILPI).

Foi garantido o número de ao menos uma caixa por município, além de um estoque de mais 26 mil testes nas 19 Coordenadorias Regionais de Saúde (para uso em situações estratégicas como surtos e óbitos acima da demanda, entre outras circunstâncias especiais). Também foi reservada uma cota de testes para uso na pesquisa de amostragem da população pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e para a área da Segurança Pública estadual.

Critérios para a distribuição aos municípios das 5.467 caixas com os testes (cada uma com 20 unidades):

• Quantidade de profissionais da saúde
• População acima de 50 anos
• Municípios com casos confirmados para Covid-19
• Municípios com novos casos confirmados para Covid-19 que não haviam recebido caixas por esse critério nas remessas anteriores
• Número de leitos para atendimento a síndromes gripais

Quer fazer parte do grupo do Portal Acontece no RS no WhatsApp? CLIQUE AQUI para entrar no grupo!

Assim você fica sempre atualizado com as últimas notícias de todo o Rio Grande do Sul.

 

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.