Sexta, 31 de Julho de 2026
Publicidade

Com 18 casos confirmados, lar de idosos em Passo Fundo registra surto de Covid-19

Após dois idosos apresentarem sintomas, todos os 48 moradores foram testados e 18 tiveram resultado positivo para coronavírus.

Por: Redação Acontece no RS Fonte: Correio do Povo
26/04/2020 às 15h16
Com 18 casos confirmados, lar de idosos em Passo Fundo registra surto de Covid-19
Primeiro caso na instituição foi registrado em uma colaboradora | Foto: Rádio Uirapuru / Divulgação / CP

Um surto de coronavírus foi constatado no Lar de Idosos Nossa Senhora da Luz, em Passo Fundo, na região Norte do Estado, cuja responsabilidade é da Obra Social São Vicente de Paulo. O lar, que abriga 48 pessoas, registrou 18 idosos com resultado positivo de coronavírus. A situação, por ter ocorrido em um local coletivo fechado, é tratada como um surto.

Continua após a publicidade

Após confirmar a situação, a direção informou que na última quinta-feira, dois idosos apresentaram febre e outros sintomas de Covid-19. Diante da constatação foram levados para o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) e na manhã de sábado,  testaram positivo para o coronavírus e estão internados.

Continua após a publicidade

Como medida de prevenção, todos os 48 idosos que moral no local foram testados e 18 deles tiveram resultado positivo para a doença. Após o resultado, a direção da casa adotou o isolamento do grupo, não tendo contato com os demais do local. Todos foram medicados e passaram por bateria de exames cardiológicos e estão sob os cuidados necessários.

Continua após a publicidade

Além disso, a instituição informou que no dia 20 de abril, antes então do primeiro caso confirmado em um idoso do local,  uma colaboradora apresentou sintomas da doença, e posteriormente foi confirmado estar com coronavírus. A colaboradora está afastada da instituição, em isolamento.

Passo Fundo registra 101 casos confirmados

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, a cidade Passo Fundo possui, até o momento, 101 casos confirmados de Covid-19, sendo a segunda cidade mais atingida pela doença no Rio Grande do Sul, só atrás de Porto Alegre, com 425.

A Prefeitura de Passo Fundo informou que, através da secretaria de Saúde, tem acompanhado desde o início da pandemia do coronavírus a situação das instituições de longa permanência de idosos (ILPIs) da cidade. Foi elaborado um manual de conduta e cuidados para proteger trabalhadores e idosos desses locais e todas as ações tiveram o acompanhamento do Ministério Público Estadual.

O Poder Público informou, ainda, quer o Hospital São Vicente de Paulo está prestando apoio à entidade e a secretaria de Saúde aguarda o relatório do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do hospital sobre os resultados de testes rápidos realizados pela instituição.

Quer fazer parte do grupo do Portal Acontece no RS no WhatsApp? CLIQUE AQUI para entrar no grupo!

Curta também nossa página no Facebook, assim você fica sempre atualizado com as últimas notícias de todo o Rio Grande do Sul.

Acontece no RS no Facebook: https://www.facebook.com/acontecenors