
Foi lançada, nesta segunda-feira (17), a 49ª Expointer, que ocorrerá de 29 de agosto a 6 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O governador Eduardo Leite, em solenidade no Palácio Piratini, na Capital, considerou que, apesar das “dificuldades do nosso tempo”, que incluem efeitos climáticos e desafios no mercado internacional, a feira é uma oportunidade de negócios e de expor a produção rural gaúcha.
“A Expointer tem essa característica, para além de uma exposição que naturalmente tem o interesse nos negócios de todas as interações que vão acontecendo por lá, tem essa conotação tão especial que será algo que simboliza a nossa alma gaúcha, o amor pela nossa terra, amor pelas coisas do campo”, ressaltou.
Ele também avaliou que, diante das mudanças de demanda de importadores, o Rio Grande do Sul é estimulado a exportar não apenas grãos, mas também produtos beneficiados.
Leite lembrou ainda que, mesmo em anos de crises fiscais, pandemia, estiagens e enchentes, o evento foi realizado. “Em nenhum deles, diante de nenhum destes desafios, nós deixamos de realizar a nossa Expointer.”
O secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Márcio Madalena, ressaltou que a feira é um lugar de encontro para a pecuária e a agricultura. Além disso, o espaço também reúne discussões políticas de interesse do setor. “O ambiente é de inovação na sua essência, porque nada pode ser mais inovador do que transformar trabalho em alimento, trabalho em energia, no momento em que o país se consolida como o grande avalista da segurança alimentar global, que o será também nos próximos anos, um grande avalista da segurança energética do nosso povo”, afirmou.
Também presente na cerimônia, a secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul (Sema), Marjorie Kauffman, destacou o compromisso do Estado com a descarbonização. “Nada mais justo do que pegarmos a nossa maior feira e demonstrarmos que, além dos roteiros de descarbonização das atividades agrícolas, não temos receio de trazer essa pauta para a Expointer.” Juntamente a outras autoridades, a secretária assinou o termo de Carbono Neutro para esta edição da feira, uma parceria com a empresa CRVR.
Por vídeo o presidente da Farsul, Domingos Velho Lopes, convidou a todos a participarem da programação. “Que venham prestigiar a grande pujança do agro rio-grandense, que é totalmente expressado na nossa Expointer”, salientou. Para ele, é uma oportunidade de mostrar a força do setor, através dos animais e da genética. “Um evento grandioso, um evento que mostra a força do agro”, disse, observando que, na feira, ocorre a integração de todos os elos do setor. O presidente da Fetag-RS, Eugênio Edevino Zanetti, também participou por vídeo. A cerímônia ainda contou com participação do presidente da Fiergs, Claudio Bier, e do presidente da Ocergs, Darci Pedro