Terça, 28 de Julho de 2026
Publicidade

Mestre de bateria hamburguense começa maratona carnavalesca em Joaçaba e encerra folia no RS

Cassinho Silva construiu seu espaço com disciplina, organização e liderança; o desfile na cidade catarinense foi uma celebração coletiva.

Por: Redação Acontece no RS Fonte: Correio do Povo
17/02/2026 às 12h31
Mestre de bateria hamburguense começa maratona carnavalesca em Joaçaba e encerra folia no RS
Convidada, a Soweto não disputou nenhum título, mas levou à avenida XV de Novembro um espetáculo leve e vibrante Foto : Maythe Novak / Divulgação / CP

Na chamada capital catarinense do Carnaval, o ritmo não vem apenas dos surdos, caixas e tamborins. Ele pulsa também nas arquibancadas. Foi neste cenário que o hamburguense Cassinho Silva iniciou uma verdadeira maratona carnavalesca, comandando a bateria da Escola de Samba Soweto, na abertura dos desfiles em Joaçaba. Mestre de bateria há dez anos, o mestre de bateria construiu seu espaço com disciplina, organização e liderança.

Continua após a publicidade

Convidada, a Soweto não disputou nenhum título, mas levou à avenida XV de Novembro um espetáculo leve e vibrante. Livre da tensão da competição, a escola brincou e dançou com o público. A cada virada de ritmo, a arquibancada acompanhava. Era mais do que um desfile. Era uma celebração coletiva.

Continua após a publicidade

"A bateria é o coração da escola. Por isso, queremos o público na mesma batida, para pulsar junto", afirmou. Nas palavras do mestre, o que mais impressiona é justamente o envolvimento da cidade. "Espero que tenhamos correspondido à expectativa dessa cidade acolhedora."

Continua após a publicidade

Enquanto a Soweto desfilou como convidada, três escolas brigam pelo título deste ano. Acadêmicos do Grande Vale, Unidos do Herval e Vale Samba. Para Cassinho, porém, a agenda não dá trégua. Assim que deixou a dispersão, ele e os demais integrantes seguiram viagem de volta para casa. A maratona segue intensa.

Ao todo, são seis agremiações sob seu comando nesta temporada. Além da participação em Joaçaba, ele atua como mestre de bateria na Estação Primeira de São Léo (São Leopoldo), Asas da Liberdade (Estância Velha), Cruzeiro do Sul (Novo Hamburgo), Nenê da Harmonia (Canoas) e no bloco Brinco de Princesa, em Esteio.

Ao longo da carreira, o mestre vestiu diferentes camisas e acumulou conquistas expressivas. Em 2025, levantou o título em São Leopoldo com a Estação Primeira, reforçando o reconhecimento pelo trabalho técnico e pela capacidade de extrair o melhor de cada ritmista.