Quinta, 30 de Julho de 2026
Publicidade

Sua região está na rota? Fenômeno ‘despeja’ 400mm de chuva em 5 estados brasileiros até sábado

Formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) cria “corredor de umidade” e traz chuvas persistentes para regiões do Brasil

Por: Redação Acontece no RS Fonte: ND +
22/01/2026 às 06h42
Sua região está na rota? Fenômeno ‘despeja’ 400mm de chuva em 5 estados brasileiros até sábado
O fenômeno ZCAS deve despejar até 400mm de chuva em pontos do Sudeste e Centro-Oeste até este sábado Foto: Divulgação/Clima ao Vivo

O Brasil entrou em estado de atenção redonda nesta semana. O segundo episódio da ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) já começou a atuar e promete uma sequência de quatro dias de chuvas extremas.

Continua após a publicidade

O alerta é máximo para o Sudeste, onde os acumulados podem atingir a impressionante marca de 400 mm até o próximo sábado (24), trazendo riscos reais de alagamentos, inundações e deslizamentos de terra.

Continua após a publicidade

Onde a chuva será mais intensa?

Embora o fenômeno atinja uma faixa ampla que vai do Norte ao Sudeste, o “coração” da tempestade está concentrado em cinco estados específicos. Segundo o modelo meteorológico ECMWF, utilizado pela Meteored, o índice de previsão extrema (EFI) aponta que, entre terça (20) e quarta-feira (21), as áreas com maior potencial de transtornos são:

Continua após a publicidade
  • Rio de Janeiro
  • Minas Gerais (especialmente visado para volumes próximos a 400 mm)
  • Espírito Santo (também com previsão de até 400 mm)
  • Goiás
  • Mato Grosso

Nestas regiões, a chuva não será apenas passageira. Ela deve ocorrer de forma intermitente ao longo de todo o dia, variando entre intensidade fraca e forte, com suporte de umidade vindo tanto da Amazônia quanto do Oceano Atlântico, que está com águas mais quentes que o normal.

O que é a ZCAS e por que ela é tão potente?

ZCAS é o principal sistema responsável pelas chuvas no período de verão no Brasil central. Imagine um “corredor de umidade” que liga a floresta amazônica ao Sudeste.

Para se formar, ela precisa de uma combinação específica de fenômenos que mantêm a instabilidade estacionada sobre uma mesma região por, pelo menos, quatro dias seguidos.

O mapa mostra a conexão entre a Amazônia e o Sudeste, formando a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS)Foto: Flávio Tin/Arquivo/ND MaisO mapa mostra a conexão entre a Amazônia e o Sudeste, formando a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS)Foto: Flávio Tin/Arquivo/ND Mais

É justamente essa persistência que preocupa as autoridades. Quando chove muito sobre um solo já encharcado, o risco de enxurradas e deslizamentos aumenta drasticamente.

O paradoxo da chuva: perigo e sobrevivência

Apesar dos riscos óbvios e do medo que grandes volumes de água trazem, a ZCAS é um “mal necessário” para o equilíbrio do país. É ela quem garante:

  • Abastecimento de água: enche os reservatórios que usamos no dia a dia.
  • Energia elétrica: alimenta as hidrelétricas responsáveis pela maior parte da nossa luz.
  • Agricultura: garante a safra que chega à mesa dos brasileiros.

Nota de segurança: embora o fenômeno seja vital para a natureza, os danos humanos podem ser evitados. Especialistas reforçam que o planejamento urbano e o respeito aos alertas precoces são as melhores ferramentas para proteger vidas enquanto as cidades se adaptam a esses eventos extremos.

Como está o tempo na sua cidade agora? Fique atento aos comunicados da Defesa Civil local e evite áreas de risco durante os períodos de chuva forte.