Quarta, 16 de Julho de 2025
Geral Porto Alegre

Denso nevoeiro marca início do dia em Porto Alegre e afeta voos no Salgado Filho

Neblina diminuiu visibilidade na base aérea de Canoas.

04/07/2025 às 10h51
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Correio do Povo
Compartilhe:
Começo da manhã de sexta-feira foi marcado por denso nevoeiro em alguns pontos de Porto Alegre | Foto: Camila Cunha
Começo da manhã de sexta-feira foi marcado por denso nevoeiro em alguns pontos de Porto Alegre | Foto: Camila Cunha

As primeiras horas da manhã desta sexta-feira foram marcadas por um denso nevoeiro em Porto Alegre. Apesar do efeito climático que diminuiu a visibilidade, a Capital manteve seu ritmo normal com as pessoas se deslocando para seus compromissos, fazendo exercício e passeando com seus pets.

Continua após a publicidade

De acordo a rede do Instituto Nacional de Meteorologia, as mínimas nas estações automáticas de Porto Alegre, foram de 4,5ºC no Aeroclube do Rio Grande do Sul, em Belém Novo, e 6,2ºC no Jardim Botânico.

Continua após a publicidade

Já o aeroporto Salgado Filho teve problemas nos pousos e decolagens. O nevoeiro causou a suspensão em alguns momentos da manhã, devido à visibilidade. De acordo com a MetSul Meteorologia, às 7h a visibilidade horizontal na zona Norte da Capital era de apenas 100 metros. Já na base aérea de Canoas, a visibilidade era de 300 metros.

Continua após a publicidade

Com a situação a Torre de Controle do aeroporto, que é operada pela Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), e os pilotos optaram pela suspensão do serviço. Dois voos marcados para decolar às 6h e às 6h15min só conseguiram iniciar os os seus destinos depois das 7h20min e 7h40min, horário dos embarques.

Já 17 voos entre as 6h40min e as 10h tiveram algum tipo de problema, como atrasos e orientação para que os passageiros procurassem as empresas aéreas. Pelo menos um voo foi cancelado, o AD2982 com destino a Curitiba, marcado para as 9h. De acordo com a administração do Salgado Filho, o aeroporto voltou a ter as condições para a retomada dos serviços às 8h56min.

Confira a nota

“Ao longo da manhã, estivemos abaixo das condições mínimos para pouso e decolagem. Em razão da forte neblina, o serviço ficou oscilando, sendo retomado e depois suspenso novamente. Às 8h56 a operação foi retomada. A decisão sobre a suspensão do serviço de pousos e decolagens é da Torre de Controle (coordenada pela aeronáutica) e dos pilotos. A orientação aos passageiros é que consultem o painel de voos e, em caso de dúvidas, façam contato com a companhia aérea”.