Um adolescente foi apreendido na noite de sexta-feira, 27 de junho, em Ibirubá, por envolvimento com o tráfico de drogas. A ocorrência foi registrada por volta das 21h30, na Rua General Osório, durante a Operação Fecha Quartel, conduzida pela Brigada Militar por meio do 16º BPM (CRPO/Alto Jacuí).
De acordo com o boletim policial, a guarnição em patrulhamento percebeu um jovem saindo de um ponto escuro. Ao notar a presença dos policiais, o indivíduo mudou rapidamente de direção, levantando suspeita. Ele foi acompanhado e abordado. Durante a revista pessoal, os policiais encontraram três buchas de cocaína dentro de uma bolsa preta que o adolescente carregava a tiracolo.
Ao ser questionado, o jovem alegou ser usuário apenas de maconha, mas confessou que havia adquirido uma porção de cocaína, a dividiu e ficou com três partes para venda. Informou ainda que o pagamento pela droga já havia sido parcialmente realizado, e que os valores seriam divididos entre os envolvidos após a comercialização.
O local onde ocorreu a abordagem é conhecido por ter grande movimentação de pessoas, e por isso, segundo a Brigada Militar, foi necessário o uso de algemas para garantir a segurança da guarnição e dos demais abordados. Após os trâmites de praxe, o menor foi encaminhado para avaliação médica e, posteriormente, entregue ao Conselho Tutelar.
A ação integra a Operação Fecha Quartel, que reforça o policiamento ostensivo em Cruz Alta, Ibirubá e Salto do Jacuí.
Com o apoio do efetivo administrativo, a Brigada Militar intensifica a presença nas ruas, realiza barreiras, abordagens e ações de saturação de área, ampliando o combate à criminalidade e promovendo maior sensação de segurança.
Segundo o setor de Comunicação Social do 16º BPM, a operação tem como objetivo aproximar ainda mais a Brigada Militar da comunidade e coibir a prática de delitos por meio de uma atuação estratégica e ostensiva.