Quarta, 19 de Março de 2025
18°

Parcialmente nublado

Porto Alegre, RS

Geral Bento Gonçalves

Bento Gonçalves instala sistema para prever deslizamentos em áreas de risco

Plataformas de monitoramento irão medir chuvas e umidade do solo para alertas antecipados.

12/03/2025 às 19h36
Por: Equipe de Redação Fonte: leouve
Compartilhe:
Trabalhos iniciaram nesta terça-feira (11), na localidade da Linha Alcântara, em Faria Lemos. (Foto: Divulgação)
Trabalhos iniciaram nesta terça-feira (11), na localidade da Linha Alcântara, em Faria Lemos. (Foto: Divulgação)

Defesa Civil de Bento Gonçalves, em parceria com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), iniciou nesta terça-feira (11) a instalação de uma plataforma de coleta de dados (PCD) geotécnica para monitoramento de chuvas e umidade do solo. A primeira fase do projeto ocorre na comunidade da Linha Alcântara, em Faria Lemos, como parte do Projeto RedeGeo, desenvolvido pelo Cemaden.

Continua após a publicidade

Os equipamentos permitirão correlacionar o volume de chuvas com a umidade do solo, aprimorando o monitoramento de desastres relacionados a movimentos de massa.

Continua após a publicidade

A ideia é proporcionar o monitoramento através de tecnologia de medição de chuva e umidade do solo, que representam os parâmetros principais na deflagração desses processos tão severos que acarretam impactos ambientais e humanos”, explica o pesquisador responsável pelo projeto, Márcio de Andrade.

Continua após a publicidade

O objetivo da ação é proporcionar, em tempo real, a produção de dados que permitam à sala de operação da Defesa Civil do Cemaden ter antecipadamente a informação para emissões de alerta e acionamento dos planos de contingência.

Para a implementação da iniciativa, o geólogo Lucas Rafael Norenberg Barbosa, da Defesa Civil, realizou um levantamento preliminar das áreas mais vulneráveis para a instalação dos equipamentos.

“O trabalho será muito importante para o monitoramento no futuro, prevenindo eventos climáticos extremos e possibilitando alertas antecipados à população sobre possíveis riscos”, destaca Barbosa.

A equipe técnica responsável pelo projeto conta com pesquisadores do Cemaden, incluindo Daniel Metodiev e Harideva Egas, além de especialistas de universidades federais parceiras, como Gean Paulo Michel (UFRGS/UFF) e Nelson Ferreira Fernandes (UFRJ).

Moradora da Linha Alcântara, Lidia Barreto Trevisan reforça a importância da ação:

“Achamos muito importante que o pessoal venha aqui para colocar o aparelho para dar mais segurança, com tudo que aconteceu. Achamos muito bom isso, é uma ajuda para a gente. É importante para o nosso lugar que viveu uma tragédia“.

O secretário de Segurança, Coronel Sandro Carlos Gonçalves da Silva, também ressalta os benefícios do monitoramento:

“A importância dessa etapa do projeto para Bento é muito grande, pois vamos conseguir monitorar a questão pluviométrica e também a umidade do solo, que influencia no risco de deslizamentos. Com as plataformas de coleta de dados, teremos um monitoramento qualificado para alertar a comunidade com antecedência e minimizar riscos de desastres“.

A primeira fase do monitoramento segue até esta quinta-feira (13), e a previsão é que a instalação completa dos equipamentos ocorra ao longo do segundo semestre deste ano.

Bento Gonçalves - RS
Sobre o município Notícias de Bento Gonçalves - RS
Porto Alegre, RS Atualizado às 05h07 - Fonte: ClimaTempo
18°
Parcialmente nublado

Mín. 18° Máx. 27°

Qui 29°C 18°C
Sex 30°C 17°C
Sáb 31°C 20°C
Dom 28°C 23°C
Seg 33°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes