A popularidade do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em queda entre os gaúchos, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (26). O levantamento, que traz dados específicos sobre o Rio Grande do Sul, aponta que a desaprovação ao governo ultrapassa 60% entre gaúchos e nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro Paraná e Goiás. Apenas no RS, o presidente registrou 66% de desaprovação, e 33% de aprovação.
Os números também revelam que a aprovação também caiu 18 pontos percentuais na Bahia, e 17 em Pernambuco, tradicionais redutos do petista, que, pela primeira vez, é superara numericamente pela desaprovação. Lula registrou 51% de desaprovação na Bahia e 50% em Pernambuco.
Os oito estados pesquisados representam, juntos, 62% do eleitorado brasileiro. Em todos, a percepção dos entrevistados foi de que a economia piorou. No RS, 56% apontaram piora, e apenas 12% melhora. Para 31% dos gaúchos, a economia ficou igual. A sensação generalizada de piora pode estar ligada à percepção de aumento no preço dos alimentos, embora os estados registrem inflações diferentes no custo da comida. No RS, 95% dos entrevistados consideraram que os preços dos alimentos subiram no último mês.
Além da economia, segue pesando negativamente na avaliação do governo o entendimento de que o país não está no rumo certo. No RS, 63% pensam assim. Inclusive o público questionado acredita que o governo deveria fazer uma gestão diferente do que tem feito até o momento.