A Polícia Federal (PF) prendeu em flagrante, durante a manhã desta quarta-feira (26), por porte ilegal de arma de fogo, o homem que vandalizou o Aeroporto de Pelotas, na Região Sul do Rio Grande do Sul, em 9 de fevereiro, após não conseguir embarcar. O investigado foi liberado após pagar fiança. Ele não teve o nome divulgado.
Conforme o delegado Gabriel Figueiredo Cavalheiro Leite, a prisão aconteceu durante cumprimento da mandado de busca e apreensão na casa dele – o homem teria ameaçado funcionários de uma companhia aérea após ser impedido de acessar a área de embarque porque chegou atrasado para pegar o voo.
"Entendeu-se necessária a busca para verificar se possuía armas em casa, pois, segundo relatos da vítima e das testemunhas, teria prometido retornar ao local para 'terminar' aquela situação", conta o delegado Figueiredo.
A PF apreendeu na casa uma espingarda calibre 12, uma carabina de pressão, um facão e potes com uma substância semelhante à maconha.
Além de responder pelo porte ilegal de arma de fogo, ainda responde pelo vandalismo no aeroporto e às agressões contra os funcionários.
De acordo com a assessoria de comunicação do aeroporto, o homem era cliente da Voepass Linhas aéreas e voaria com a família para Florianópolis, em Santa Catarina, em 9 de fevereiro. No entanto, chegou após o horário limite de embarque e foi impedido pelos funcionários de acessar a aeronave.
Por causa disso, teria vandalizado a estrutura do aeroporto, ameaçado funcionários e agredido um deles. Tudo foi registrado pelas câmeras de segurança do aeroporto (veja o vídeo no começo da reportagem).
Por meio delas, é possível ver o momento em que o homem invade a sala dos funcionários pela área de balanças. Teria sido dentro dela que ele agrediu uma das pessoas da equipe da Voepass Linhas Aéreas.
Após sair, ele aponta o dedo contra um dos funcionários e faz ameaças. A esposa dele é vista tentando acalmá-lo, mas o homem pega uma barra de ferro, que delimita as filas para acesso aos guichês de atendimento, e joga contra um deles. Tudo é presenciado pelos filhos dele, pessoas que aguardavam voos e equipe do aeroporto.
Depois disso, ele caminha em direção à saída do aeroporto. Em frente à porta de vidro, chuta ela e tenta arrancá-la. Ela sai do lugar e quebra ao atingir o chão. O homem vai embora. A mulher dele e os filhos vão atrás.
De acordo com a assessoria do aeroporto, o funcionário recebeu atendimento médico, mas passa bem. Ele precisou receber pontos. Em nota, a companhia aérea divulgou que "repudia qualquer ato de violência e reforça a importância de seguir todos os procedimentos e protocolos em suas operações para manter a segurança de todos".
"A VOEPASS Linhas Aéreas lamenta o ocorrido na manhã de 9 de fevereiro de 2025, em que um passageiro, que se apresentou para check-in após o encerramento do mesmo, ao receber a negativa do processo e consequentemente do embarque, agrediu um dos colaboradores da companhia aérea, além de depredar parte do aeroporto.
O colaborador da VOEPASS recebeu atendimento imediato no local e posteriormente foi levado ao hospital e a Brigada Militar foi acionada.
A VOEPASS compartilha ainda que repudia qualquer ato de violência e reforça a importância de seguir todos os procedimentos e protocolos em suas operações para manter a segurança de todos."
Mín. 18° Máx. 27°