Domingo, 18 de Maio de 2025
17°

Tempo nublado

Porto Alegre, RS

Polícia São Leopoldo

Golpe dos nudes: grupo se passava por chefe da Polícia Civil do RS para extorquir pessoas

Suspeitos de integrarem quadrilha foram alvo de operação nesta terça-feira (25).

25/02/2025 às 17h49
Por: Equipe de Redação Fonte: g1 RS
Compartilhe:
Grupo se passava por chefe da Polícia Civil do RS, utilizando nome e foto do delegado em aplicativo de mensagens. — Foto: Polícia Civil RS/Divulgação
Grupo se passava por chefe da Polícia Civil do RS, utilizando nome e foto do delegado em aplicativo de mensagens. — Foto: Polícia Civil RS/Divulgação

A Polícia desarticulou um grupo criminoso que usava o nome do chefe da Polícia Civil do Rio Grande do Sul para extorquir vítimas do "golpe dos nudes".

Continua após a publicidade

Segundo a investigação, o grupo se apresentava como o delegado Fernando Sodré e exigia dinheiro para que supostas trocas de fotos entre as vítimas do golpe não se tornassem um caso policial (saiba, abaixo, como o golpe funciona). Na manhã desta terça-feira (25), suspeitos de integrarem o esquema foram alvos da operação da Polícia Civil.

Continua após a publicidade
 

A delegada Luciane Bertoletti, titular da 3ª Delegacia de Canoas e responsável pela investigação, afirma que essa é segunda fase da operação. Em setembro de 2024, seis pessoas já tinham sido presas pelo mesmo crime.

Continua após a publicidade

O golpe

 

Os criminosos usam perfis falsos em redes sociais, entram em contato com vítimas em potencial e, ao longo da conversa, há a troca de fotos íntimas – as extorsões começam quando a vítima é informada pelo estelionatário que, se passando por um personagem (policial, advogado ou pai das pessoas que aparecem nuas nas imagens), afirma que as imagens seriam de pessoas menores de idade, o que é crime. Assim, para que a vítima não seja denunciada à polícia, precisa pagar o valor exigido pelos criminosos.

Na investigação que culminou na operação desta terça, o golpe teria ocorrido no início do ano passado. A polícia descobriu que uma das vítimas, um morador do Noroeste do RS, chegou a perder R$ 50 mil após ser extorquido e ameaçado pelo grupo.

Ainda de acordo com a delegada Bertoletti, os criminosos iniciaram a abordagem se passando por outro delegado, do interior do RS. Quando ele não conseguiu aplicar o golpe, entrou em cena o suposto chefe de Polícia, Fernando Sodré.

"Essa vítima acabou depositando 50 mil reais, porque realmente acreditou que estava falando com o chefe da Polícia Civil. O chefe é uma figura pública, está sempre na TV, nas mídias, então a vítima realmente identificou quando ele pegou a foto como do chefe e acabou repassando esse valor altíssimo", explica a delegada.
São Leopoldo - RS
Sobre o município Notícias de São Leopoldo - RS
Porto Alegre, RS Atualizado às 02h06 - Fonte: ClimaTempo
17°
Tempo nublado

Mín. 17° Máx. 29°

Seg 24°C 17°C
Ter 20°C 16°C
Qua 18°C 15°C
Qui 19°C 14°C
Sex 22°C 13°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes