A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande realizou nesta segunda-feira (26) a prestação de contas referente ao 3º Quadrimestre de 2024 em Audiência Pública na Câmara Municipal. A apresentação foi conduzida pelo secretário de Saúde Pública da Cidade, José Isaías Costa Lima, com acompanhamento por parte da equipe técnica da pasta. Na ocasião, o novo secretário, que tomou posse em janeiro último, aproveitou para apresentar os subsecretários aos vereadores e à comunidade, colocando a secretaria à disposição de todos os munícipes.
Foram disponibilizados pela equipe os dados da Sesap e da situação da Saúde no Município, bem como os números da produção da pasta e os atendimentos realizados no período do terceiro quadrimestre de 2024. Também foram objeto da Audiência Pública a situação financeira e orçamentária da Sesap e os repasses de verbas do Estado e da União via Sistema Único de Saúde (SUS) que são aplicados nos serviços do Município.
Os vereadores e os munícipes puderam participar da sessão com perguntas e sugestões, esclarecendo suas dúvidas sobre os serviços de saúde de Praia Grande. Foram tema de questionamentos o atendimento realizado pela Rede de Urgência e Emergência, em especial sobre o Complexo Hospitalar Irmã Dulce (CHID). O credenciamento dos serviços de saúde, com foco nos exames, também foi tema da sessão, bem como a possibilidade de instalar um posto de coleta de sangue no Município.
A possibilidade de mais investimentos para incrementar o atendimento efetuado pelas Unidades de Saúde da Família (Usafas) também foi debatida durante a audiência. A participação popular, por meio do conselho de usuários, também foi mencionada, assim como o trabalho realizado pelo Consultório na Rua (Conar), que deverá ter equipe ampliada nos próximos meses.
Também foram esclarecidas dúvidas sobre a Unidade de Alta Complexidade em Cuidados ao Portador de Doença Renal Crônica e Terapia Renal Substitutiva de Praia Grande (Nefro-PG). Também foi feita uma atualização sobre as obras da nova unidade da Nefro-PG, mais ampla e moderna para atender a população. A Farmácia de Alto Custo e o transporte para o Tratamento Fora do Domicílio (TFD) também tiveram dúvidas esclarecidas pela equipe técnica da Sesap.
A Audiência Pública foi transmitida ao vivo no Facebook e no Youtube pelo perfil da Câmara Municipal, e na TV aberta através do canal 40.1 e fechada pelo canal 12.