Quarta, 26 de Março de 2025
22°

Parcialmente nublado

Porto Alegre, RS

Política Política

RS adere à definição de antissemitismo de entidade internacional em respeito ao povo judeu

Ato que simboliza o combate ao preconceito e à intolerância contou com a presença de lideranças judaicas.

27/01/2025 às 22h26 Atualizada em 27/01/2025 às 22h33
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Correio do Povo
Compartilhe:
Documento serve como um balizador para que governos, autoridades e sociedade identifiquem casos de antissemitismo | Foto: Maurício Tonetto / Governo do Estado / CP
Documento serve como um balizador para que governos, autoridades e sociedade identifiquem casos de antissemitismo | Foto: Maurício Tonetto / Governo do Estado / CP

A definição de antissemitismo da Aliança Internacional para Memória do Holocausto (IHRA) passa a ser adotada no Estado. A assinatura da adesão ocorreu em cerimônia no Palácio Piratini nesta segunda-feira. Participaram o governador Eduardo Leite, o presidente da Confederação Israelita do Brasil (Conib), Claudio Lottenberg, e a presidente da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS), Daniela Russowsky Raad.

Continua após a publicidade

“A assinatura desta adesão reforça nosso compromisso com a construção de uma sociedade que respeita e celebra suas diferentes culturas, religiões e origens. O Rio Grande do Sul tem uma história rica de diversidade, e é nosso dever proteger esse patrimônio. Em um momento em que vemos o aumento de manifestações de ódio e intolerância no mundo, precisamos ser firmes na defesa do respeito e da dignidade humana”, ressaltou o governador.

Continua após a publicidade

No Brasil, além do RS, onze estados já usam a definição da IHRA como forma de combater o preconceito e a intolerância. No mundo, cerca de 40 países já aderiram à iniciativa. A definição da IHRA serve como um balizador para que governos, autoridades e sociedade entendam e identifiquem casos de antissemitismo.

Continua após a publicidade

Conforme levantamento da Conib, em parceria com a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), houve aumento de quase 600% nas denúncias de antissemitismo no Brasil desde o início do conflito entre Israel e Hamas em outubro de 2023. “Esse é um momento importante, necessário, e é um marco fundamental para a nossa construção social”, completou Daniela Raad.

A data da assinatura do documento no RS coincide com o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, data implementada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que marca a libertação do campo de concentração e extermínio Auschwitz-Birkenau, na Polônia, em 1945.

A definição da IHRA

“O antissemitismo é uma determinada percepção dos judeus, que se pode exprimir como ódio em relação aos judeus. Manifestações retóricas e físicas de antissemitismo são orientadas contra indivíduos judeus e não judeus e/ou contra os seus bens, contra as instituições comunitárias e as instalações religiosas judaicas.”

Porto Alegre, RS Atualizado às 02h07 - Fonte: ClimaTempo
22°
Parcialmente nublado

Mín. 21° Máx. 30°

Qui 25°C 21°C
Sex 26°C 20°C
Sáb 28°C 20°C
Dom 31°C 21°C
Seg 36°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes