Quarta, 09 de Julho de 2025
11°

Tempo nublado

Porto Alegre, RS

Assistência Social Piauí

Cendfol registra avanços no eixo de reinserção social em 2024

Conquistas incluem qualificação profissional de mais de 230 egressos e fortalecimento de vínculos sociais e familiares.

01/01/2025 às 13h50
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol) celebrou importantes avanços em 2024 no eixo de Reinserção Social, um dos pilares do Departamento de Políticas Públicas sobre Drogas.

Continua após a publicidade

Com foco na reintegração dos egressos de programas terapêuticos, o trabalho desenvolvido impactou diretamente a vida de mais de 230 pessoas, proporcionando qualificação profissional e oportunidades de trabalho.

Continua após a publicidade
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O programa Recomeçar, desenvolvido em parceria com as Comunidades Terapêuticas Acolhedoras (CTAs), foi o destaque do eixo. Segundo o coordenador-geral da Cendfol, Tiago Vasconcelos, a iniciativa proporcionou capacitações em diversos cursos distribuídos de norte a sul do estado, com resultados concretos. “Conseguimos qualificar cerca de 300 egressos de programas terapêuticos para o mercado de trabalho e para a geração de renda. Destes, aproximadamente 60 já estão inseridos no mercado de trabalho. Além disso, buscamos não apenas acolher, mas também restabelecer os vínculos afetivos e sociais, devolvendo às pessoas uma vida digna e integrada à sociedade,” destacou Tiago.

Continua após a publicidade

Entre as ações do eixo, o coordenador destaca a parceria com o Sistema S, que levou cursos de capacitação para as comunidades terapêuticas, como o curso de embelezamento oferecido pela carreta da Secretaria de Assistência Social (Sasc), na Casa das Samaritanas, em Parnaíba. Além disso, o governador autorizou um investimento de R$ 400 mil para uma formação abrangente, que beneficiará mais de mil pessoas em situação de dependência química.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O diretor de Políticas Públicas, Renato Marques, ressaltou a importância desses esforços. “Hoje, mais de 20% dos concludentes de programas terapêuticos já estão trabalhando no mercado formal ou informal. É uma conquista significativa que reflete o impacto das parcerias e do trabalho realizado”, afirmou.

A história de Paulo Ricardo, egresso da Comunidade Terapêutica Monte Moriá, é um exemplo inspirador do sucesso dessas iniciativas. “Passei nove meses na comunidade, fui muito bem acolhido e tratado. Hoje, graças a Deus e ao apoio da Cendfol, estou trabalhando e vivendo uma vida nova. Não posso esquecer de onde saí e sou grato a todos que se preocuparam conosco”.

As ações do eixo de Reinserção Social vão além da capacitação técnica. Elas promovem a reconstrução de vínculos afetivos e familiares, que são essenciais para a verdadeira reintegração dos indivíduos à sociedade.
 

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Porto Alegre, RS Atualizado às 10h07 - Fonte: ClimaTempo
11°
Tempo nublado

Mín. 11° Máx. 19°

Qui 20°C 10°C
Sex 20°C 12°C
Sáb 20°C 12°C
Dom 21°C 12°C
Seg 23°C 14°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes