
Quem nunca ouviu falar que o Brasil é o país do futebol? Isso não é apenas uma frase de impacto, mas uma grande verdade. A modalidade para muitos vai muito além de ser apenas um esporte. Trata-se de um estilo de vida, onde uma cultura é criada em torno desse jogo tão amado em todo o planeta.
E por sermos tão apaixonados por este jogo, muitas pessoas não têm a dimensão do quão popular outros esportes também são em nosso em território nacional. Por isso, hoje fizemos uma lista com algumas das modalidades que também fazem os brasileiros vibrarem. Confira abaixo:
Vôlei
Não deve ser surpresa nenhuma para você ver o vôlei nesta lista. São vários os nomes que nos vêm à cabeça quando pensamos no esporte. Giba, Sheilla, Fabi, Nalbert, Bernardinho, dentre tantos.
Aliás, um dos motivos da popularidade do vôlei é justamente a sequência de gerações vitoriosas que possuímos, tanto no masculino quanto no feminino. Para se ter uma ideia, o Brasil ocupou pelo menos um lugar no pódio do vôlei de quadra em todas as Olimpíadas desde os Jogos de 1992, em Barcelona. Isso significa que o país vem mostrando sua força há mais de 30 anos.
Mas se esse excelente desempenho começou na década de 1990, o caminho já vinha sendo pavimentado há muito tempo. Desde a “geração de prata” da seleção masculina que encantou o planeta nos jogos de 1984, em Los Angeles, o Brasil vem construindo uma cultura vencedora no esporte.
Além das importantes medalhas nas Olimpíadas, o Brasil possui um título mundial e três vice-campeonatos no masculino e dois títulos mundiais com as mulheres. Falando em mundial de clubes masculino, o Cruzeiro é o maior campeão, ao lado do Trentino, da Itália.
Segundo uma pesquisa realizada em 2022, 87% dos brasileiros têm interesse em algum nível no vôlei. Com toda essa popularidade, títulos e conquistas, será que já podemos começar a chamar o Brasil de país do vôlei também?
Poker
Hoje em dia é quase impossível falarmos de esportes sem citarmos o famoso poker. E não é difícil entender por que isso acontece. Além de ser um jogo amplamente difundido pela cultura pop ao longo de várias décadas, o poker online é um dos tipos de jogos mais antigos da internet, tendo seu surgimento ainda em meados dos anos 1990.
Desde 2010, a modalidade Texas Hold’em poker, de longe a mais popular, é considerada oficialmente um esporte da mente. Como consequência, a década seguinte foi marcada pelo aumento do número de torneios e também por uma busca cada vez maior de pessoas pelo jogo, que encontravam muito mais informações do que antes, além de diversas opções para praticar online.
Quem acompanha o poker, sabe que os brasileiros são muito respeitados nesse universo. Podemos citar, por exemplo Yuri Martins Dzivielevski, vencedor do World Championship of Online Poker de 2018 e um dos maiores nomes do Brasil da modalidade online. Se falarmos da maneira presencial e clássica de se jogar, é impossível não citarmos nomes como João Simão, o maior dos brasileiros na atualidade, e da lenda Alexandre Gomes, primeiro brasileiro a vencer a World Series Of Poker, em 2008.
Se somarmos isso ao aumento da popularidade dos programas televisivos esportivos que transmitem torneios ou que simplesmente são direcionados ao poker, conseguimos entender perfeitamente por que ele é um esporte que merece entrar nessa lista.
Tênis
Um dos esportes que pode despertar surpresa em muitas pessoas ao falarmos dos mais populares no Brasil é o tênis. Diferente do futebol, do poker ou do vôlei, ele possui uma história muito particular, com momentos de maior interesse e grandes ídolos que ajudaram a impulsionar sua popularidade.
Não podemos falar de tênis no Brasil sem citar Gustavo Kuerten, o Guga. Considerado o maior tenista brasileiro de todos os tempos, ele conquistou nada mais nada menos do que 20 títulos em simples e mais 8 em duplas. No ano 2000, figurou em primeiro lugar no ranking dos melhores do mundo. Essa época, inclusive, encantou o povo brasileiro com o esporte, que constantemente acompanhava as conquistas não só de Guga, mas de outros tenistas que também ocupavam excelentes posições e ganhavam títulos, como André Sá e Fernando Meligeni.
Maria Esther Bueno é outro nome que não pode ficar de fora quando o assunto é a popularidade do tênis no Brasil. Ela foi a primeira atleta a atrair a atenção do mundo para o nosso país, conquistando simplesmente 63 títulos em sua carreira e ocupando o primeiro lugar no ranking dos melhores do mundo em 1959.