Domingo, 31 de Maio de 2020
51 98419-1295
Especiais Meteoro no RS

Observatório registra segunda queda de meteoro com magnitude elevada em menos de dois dias no RS

Fênomeno já tinha ocorrido na noite de domingo (29). Fireball entrou na atmosfera a 88,3 km de altitude e se extinguiu sobre o território gaúcho.

01/04/2020 16h57 Atualizada há 2 meses
575
Por: Redação Acontece no RS Fonte: G1 RS
Duas câmeras registraram o fenômeno — Foto: Carlos Fernando Jung/arquivo pessoal
Duas câmeras registraram o fenômeno — Foto: Carlos Fernando Jung/arquivo pessoal

Um observatório em Taquara, na Região Metropolitana de Porto Alegre, registrou mais uma queda de meteoro, de magnitude elevada, no Rio Grande do Sul, na noite de terça-feira (31). O fênomeno já tinha ocorrido na noite de domingo (29).

"Desde a implantação do sistema de monitoramento de meteoros em Taquara, em 2016, nunca tinham sido registrados dois meteoros com esta magnitude em menos de dois dias. Este ano, em três meses, já foram registrados quatro meteoros com elevada magnitude configurando uma situação atípica", afirma o professor Carlos Fernando Jung, do Observatório Heller&Jung.

Segundo o especialista, o meteoro entrou na atmosfera a 88,3 km de altitude e se extinguiu sobre o território gaúcho, ao oeste, a uma altitude de 52,3 km. O registro foi feito por duas câmeras, às 19h56.

O professor informou que recebeu relatos de pessoas que viram o meteoro em tempo real. Isso aconteceu, por exemplo, com uma moradora de Boa Vista do Cadeado.

"É possível que os moradores vejam os meteoros sem nenhum tipo de equipamento se a pessoa naquele momento estiver olhando naquela posição", conta Jung.

Quer fazer parte do grupo do Portal Acontece no RS no WhatsApp? CLIQUE AQUI para entrar no grupo!

Curta também nossa página no Facebook, assim você fica sempre atualizado com as últimas notícias de todo o Rio Grande do Sul.

Acontece no RS no Facebook: https://www.facebook.com/acontecenors

 

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.