Sexta, 24 de Janeiro de 2025
28°

Tempo limpo

Porto Alegre, RS

Geral Previsão do Tempo

Chuva volumosa continua e vai agravar situacao no Sul do Brasil

Chuva persiste neste começo de semana com altos volumes em algumas áreas e trará mais inundações e deslizamentos de terra

09/12/2024 às 01h13
Por: Redação Acontece no RS Fonte: MetSul Meteorologia
Compartilhe:
Chuva intensa alagou Joinville durante o sábado | COREDEC/DIVULGAÇÃO
Chuva intensa alagou Joinville durante o sábado | COREDEC/DIVULGAÇÃO

A MetSul Meteorologia alerta que a chuva vai prosseguir em Santa Catarina e no Paraná com agravamento da situação das cheias e dos deslizamentos com mais alagamentos e inundações depois de as precipitações já terem passado dos 200 mm em cidades dos dois estados, tal como era previsto por dias.

Continua após a publicidade

Dados de estações meteorológicas mostram que os volumes de chuva ultrapassam os 100 mm em dezenas de municípios do Paraná. Em Laranjeiras do Sul, a precipitação até o final da manhã deste domingo somava 218 mm. Em Colombo, na região metropolitana de Curitiba, já havia chovido 135 mm.

Continua após a publicidade

Diversas cidades do Paraná enfrentaram alagamentos desde ontem, incluindo Foz do Iguaçu e localidades costeiras. Em Curitiba, houve pontos de alagamentos em 23 bairros e 66 solicitações de quedas de árvores. A BR-277 foi interditada na Serra da Esperança, em Guarapuava, por deslizamento.

Continua após a publicidade

Em Santa Catarina, a precipitação igualmente ultrapassa os 100 mm em várias cidades do estado com o maior registro de precipitação em Dionísio Cerqueira, no Oeste, onde a estação do Instituto Nacional de Meteorologia até agora anotou 214 mm.

Como consequência, Santa Catarina registrou ocorrências de alagamentos, enxurradas e inundações. As cidades de Joinville e Bom Retiro estão entre as mais atingidas. A maior cidade do estado, Joinville, ficou alagada durante o sábado e registrou deslizamentos de terra. A prefeitura chegou a abrir abrigo emergencial no bairro Morro do Meio, onde acolhe seis pessoas. No Oeste, o Rio Peperi Guaçu transbordou e alagou a Ponte Internacional, responsável por ligar o município de Paraíso, no Brasil, com San Pedro, na Argentina. Em Barra Velha, no Litoral Norte, a chuva intensa deixou parte da cidade alagada.

Em Araquari, a situação é grave. O município foi o primeiro a decretar situação de emergência. A cidade de São Bento do Sul também enfrentou alagamentos e a queda de muros, enquanto São Francisco do Sul e Itapoá reportaram interdições de vias devido aos estragos.

Em outros municípios como Guaramirim, Corupá e Jaraguá do Sul, a situação não é diferente. Guaramirim ativou o seu plano de contingência, temendo inundações, enquanto Corupá sofre com deslizamentos de terra e quedas de árvores.

O Planalto Norte e o Meio-Oeste também enfrentam danos estruturais. Em Canoinhas, a enxurrada danificou três residências e causou a queda de árvores. Já em Caçador, o município registrou 38 afetados pelas chuvas, com 5 pessoas desabrigadas. A cidade de Bom Retiro, na Região de Lages, contabiliza 50 residências atingidas por enxurradas e deslizamentos, além de danos causados pela queda de barreiras.

Em cidades como Lindoia do Sul, na Região de Concórdia, os rios Jacutinga e Engano transbordaram, cobrindo pontes e isolando áreas rurais. As chuvas também danificaram a infraestrutura viária em Dionísio Cerqueira e Palma Sola, no Oeste do estado, com a possibilidade de decretar situação de emergência devido aos estragos nas estradas.

Porto Alegre, RS Atualizado às 10h08 - Fonte: ClimaTempo
28°
Tempo limpo

Mín. 23° Máx. 29°

Sáb 34°C 23°C
Dom 32°C 23°C
Seg 34°C 24°C
Ter 34°C 23°C
Qua 34°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes