Os empates nos dois últimos jogos trouxeram de volta o fantasma do rebaixamento para o Grêmio. No momento, o time de Renato Portaluppi ocupa a 14ª posição na tabela do Brasileirão, com 41 pontos, apenas três de distância para o Criciúma, que abre o Z-4. Entre os dois, ainda têm Athlético-PR e Fluminense, enquanto Bragantino, Cuiabá e Atlético-GO fecham a parte de baixo da tabela.
Apesar da situação, o Tricolor ainda tem chances de escapar da Série B na próxima já rodada do campeonato. Para isso, precisará vencer o São Paulo, na Arena, neste domingo e ficar de olho nos jogos de Criciúma e Bragantino. Para se manter na Série A, o Grêmio depende das próprias forças, mas para fazer isso de forma antecipada, aí depende de resultados paralelos.
Com estes resultados, na pior das hipóteses, Criciúma e Bragantino igualariam o Grêmio em pontos, com todos terminando o Campeonato Brasileiro com 44 pontos, mas aí os gaúchos levariam vantagem no desempate pelo número de vitórias. Hoje, o Tricolor tem 11 vitórias, contra nove dos catarinenses e oito dos paulistas.
Mín. 18° Máx. 29°