Segunda, 29 de Novembro de 2021
Meio Ambiente Rio Grande do Sul

Sema realiza oficina sobre regionalização do saneamento básico

Com o objetivo de fortalecer o debate sobre a regionalização do saneamento básico, a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) promoveu, na manhã desta terça-feira (29), uma oficina on-line.

29/06/2021 às 13h50 Atualizada em 29/06/2021 às 15h21
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Secom Rio Grande do Sul
Compartilhe:
Oficina on-line tratou da Bacia Hidrográfica do Guaíba - Foto: Tom Alves/Divulgação Sema
Oficina on-line tratou da Bacia Hidrográfica do Guaíba - Foto: Tom Alves/Divulgação Sema

Com o objetivo de fortalecer o debate sobre a regionalização do saneamento básico, a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) promoveu, na manhã desta terça-feira (29), uma oficina on-line. O encontro contou com a participação de prefeitos da região da Bacia Hidrográfica do Guaíba, Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), agências reguladoras, prestadores de serviços de saneamento e Fórum Gaúcho de Comitês de Bacias.

Durante a abertura, o secretário Luiz Henrique Viana ressaltou que o espaço foi criado para se discutir, de forma democrática, sobre a regionalização, uma obrigatoriedade do novo marco do saneamento, e ouvir a sociedade para alcançar o melhor projeto. “A intenção é construir uma proposta que contemple toda a comunidade gaúcha, com serviços de qualidade de água e esgoto”, disse Viana.

O procurador do Estado Juliano Heinen apresentou um panorama sobre a regionalização no RS, abordando a evolução dos serviços de água e esgoto no país, a situação dos recursos hídricos no Estado, a distribuição da população, os desafios do saneamento rural e as premissas a serem estudadas.

“Nós podemos ter um olhar mais profundo por meio de dados técnicos. É inegável que o sistema de saneamento do Estado precisa ser reestruturado. Investir em saneamento é investir na saúde da população, no meio ambiente e em infraestrutura”, avaliou Heinen.

Ao final, cada participante inscrito teve cinco minutos para manifestações e sugestões. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da Sema no Youtube e pode ser conferido clicandoaqui.

Na quarta-feira (30/6), às 10h, a oficina terá como público-alvo os municípios da Região Hidrográfica do Uruguai e, às 14h30, da Região Hidrográfica do Litoral. Para acessar outras informações sobre a regionalização e o formulário da consulta pública, acesse a página da Sema.

Texto: Priscila Valério/Ascom Sema
Edição: Secom

> Receba todas as notícias do Portal Acontece no RS no seu WhatsApp. Clique aqui.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.