Em sessão solene realizada na tarde desta terça-feira (26), a Câmara de São Luís concedeu o Título de Cidadã Ludovicense à professora Moisilésia de Jesus Bucele Castro. A concessão da honraria foi proposta pelo vereador Marlon Botão (PSB).
“Essa é uma homenagem prestada não só a uma pessoa, mas a uma história de vida, um legado de trabalho, união, respeito e empatia. Homenageamos a vida de Moisilésia, sua chegada a essa cidade e seu serviço prestado em favor da área Itaqui Bacanga. Esse título é concedido pela Câmara em nome de todas as crianças que já receberam seu atendimento humanizado e daquelas que usufruem até hoje do seu tempo, dedicação e atenção. Moisilésia é um exemplo para todos nós de amor, fé, esperança, resiliência e empatia”, ressaltou Marlon Botão.
Em discurso de agradecimento, Moisilésia Castro destacou sua trajetória como ativista social. “Nasci em outra cidade, mas foi aqui em São Luís que finquei minhas raízes, construí minha história e dediquei minha vida às causas sociais, educacionais, de proteção às mulheres e à infância. Esse reconhecimento não é somente meu, é de cada criança, jovem, família, comunidade, aluno e professor que me confiou suas lutas e esperanças. Ao receber o Título de Cidadã Ludovicense, minha história se entrelaça ainda mais à história dessa cidade e minha responsabilidade aumenta. Continuarei firme na luta por um Itaqui Bacanga mais justo, por uma São Luís mais justa e por um Maranhão mais justo”, disse.
Quem é a homenageada?
Natural de São Bento (MA), Moisilésia de Jesus Bucele Castro chegou a São Luís há 30 anos. Graduou-se em Ciências da Religião e Filosofia pelo Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA); obteve especialização em Educação Integral e Integrada (UFMA) e pós-graduação em Educação Especial/ Inclusiva (UEMA). Atuou como conselheira tutelar durante três mandatos. É membro fundadora da Associação Comunitária do Bacanga e professora da Rede Municipal de São Luís.
Mín. 18° Máx. 29°