A Fundação Cultural do Pará, por meio do Cine Líbero Luxardo e em parceria com o Consulado do Japão em Belém, irá receber a Mostra de Cinema Japonês 2024. A programação começa nesta quinta-feira (28) e segue até o dia 4 de dezembro. A entrada é franca.
Durante a mostra serão exibidos quatro filmes inéditos e dois animês. Todos com áudio original em japonês e legendas em português. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do cinema uma hora antes do início de cada projeção.
A Mostra estreia às 17h10 com o anime “Crayon Schin-chan: Bravo! Grande batalha de samurais”. Inspirada nos mangás de Yoshito Usui, Crayon Schin-chan é considerada uma das séries de animação mais longa do mundo, recordista de audiência no Japão.
O filme de Keiichi Hara conta o dia em que Shin-chan tem um sonho com uma bela moça e, de repente, encontra-se no Ano II de Era Tensho (1574) salvando de um perigo o samurai Matabei. Em agradecimento, o samurai o convida a ir ao Castelo Kasuga, onde, surpreso, Shin-chan encontra-se com a moça do sonho.
Também no primeiro dia da Mostra, às 19h será exibido “The nighthawk's first love” ( O Primeiro Amor da Notívaga, uma adaptação cinematográfica do romance de Rio Shimamoto, de 2012, dirigido por Yuka Yasukawa (seu segundo longa-metragem) e escrito por Hideo Jojo (On the Edge of Their Seats).
Aiko Maeda (Matsui Rena) é uma estudante universitária que reluta em se apaixonar, por causa de uma marca de nascença no lado esquerdo do rosto. No entanto, essa situação muda, quando é entrevistada para um livro sobre "pessoas com marcas e cicatrizes no rosto". Em função de conversas sobre a adaptação desse livro para o cinema, Aiko conhece o diretor Tobisaka Outa (Nakajima Ayumu) e, gradualmente, começa a se sentir atraída por ele.
Ruptura -A animação “Kappa: O Duende do Rio e o Sampei”, será exibida no dia 29, às 16h20. O animê conta a aventura do jovem Sampei com o duende, um menino que vive com o avô numa tranquila aldeia. Um dia, após passar pelas correntes lamacentas do rio, ele acorda na terra dos duendes. Sampei faz amizade com um deles, Gartalow, e os dois decidem fugir juntos de volta ao vilarejo.
Em seguida, às 18h, será a vez do drama “I am what I am (Sobakasu)”, Kasumi, de 30 anos (interpretada por Toko Miura em seu 1o papel principal após Drive My Car), trabalha em um call center e mora com a sua família, sendo bastante incomodada por sua mãe que deseja que ela se case, chegando a propor-lhe um “Omiai”, o casamento arranjado. Na realidade, Kasumi não consegue nutrir sentimentos românticos pelos outros. Com a ajuda de sua amiga Maho, Kasumi deseja apenas viver sem os rígidos papéis de gênero e expectativas da sociedade que ditam como as jovens devem se submeter aos ideais de amor e casamento. O filme é uma libertadora ruptura perante a ideia de que o amor romântico equivale à felicidade e a uma vida plena.
Também integram a Mostra de Cinema Japonês, “What Did You Eat Yesterday? (Kinou Nani Tabeta?)” e “Hit Me Anyone One More Time!”. O primeiro é uma adaptação de uma popular série de mangá, “Kinou Nani Tabeta?”, de Fumi Yoshinaga, estrelado por Hidetoshi Nishijima e Seiyo Uchino. Shiro, que trabalha em um escritório de advocacia, e seu namorado Kenji, cabeleireiro, estão morando juntos. E, durante uma viagem a Kyoto, para comemorar o aniversário de Kenji, Shiro levanta um certo assunto que muda o rumo da viagem.
“Hit Me Anyone One More Time!” é uma comédia que narra a história de um homem que desperta no leito do hospital, sem nenhuma lembrança de onde está ou de quem ele é. Logo, através do noticiário na TV, percebe que é ninguém menos que Keisuke Kuroda, o 127° Primeiro- Ministro do Japão, odiado pelo povo e vítima de uma pedrada na cabeça. Incapaz de se lembrar das pessoas ao seu redor, Kuroda retoma suas funções com um novo senso de altruísmo e consciência, escondendo sua perda de memória.
Sorteio –Após a projeção dos filmes serão sorteados, entre os que preencherem enquete, os Calendários do Japão 2025 no formato livreto (de folhear) de temas variados como arte, paisagem e arquitetura japonesa.
A Mostra de Cinema Japonês é uma realização do Consulado do Japão em Belém e a Fundação Japão em parceria com o Governo do Estado do Pará por meio da Fundação Cultural do Pará.
Confira a programação completa:
28/11
17h10: CRAYON SHINCHAN
19h: THE NIGHTTHAWK'S FIRST LOVE
29/11
16h20: KAPPA
18h: I AM WHAT I AM
30/11
16h: CRAYON SHINCHAN
17h45: WHAT DID YOU EAT YESTERDAY?
01/12
16h: KAPPA
17h40: HIT ME ANYONE ONE MORE TIME!
03/12
16h: I AM WHAT I AM
17h55: WHAT DID YOU EAT YESTERDAY?
04/12
16h: THE NIGHTTHAWK'S FIRST LOVE
17h50: HIT ME ANYONE ONE MORE TIME!
Serviço Cine Líbero Luxardo
Avenida Gentil Bittencourt, 650 | (Fundação Cultural do Pará) - Nazaré - Belém/Pará
A bilheteria abre uma hora antes das sessões | Lotação: 98 lugares
Não é permitido o consumo de alimentos e bebidas na sala de exibição
Realização: Fundação Cultural do Pará | Governo do Estado do Pará
Mín. 18° Máx. 29°