A velha tática de diminuir a velocidade próximo aos radares para evitar multas pode estar com os dias contados. Isso porque um novo sistema de fiscalização de velocidade começou a ser implementado em estradas do país.
A nova tecnologia funciona de forma diferente dos equipamentos fixos. Ela foi projetada para calcular a velocidade média de um veículo ao longo de um trecho específico.
Ou seja, em vez de medir a velocidade em um único ponto, ela calcula o tempo que um motorista leva para percorrer um determinado trecho. A partir desta análise, é possível determinar se o veículo está dentro do limite permitido.
Isso significa que quem está acostumado a dirigir acima da velocidade e frear apenas em cima do radar vai acabar sendo multado. Este sistema inteligente já é usado em alguns países da Europa e contribuiu para a diminuição dos casos de mortes por acidente de trânsito em até 50%.
Tecnologia ainda está funcionando de modo experimental
A primeira estrada brasileira a receber o sistema de radar inteligente é a BR-050, em Uberaba, Minas Gerais.
A tecnologia entrou em operação em outubro, mas ainda está funcionando de modo experimental, sem aplicação de multas.
A previsão é que as penalidades comecem em breve.
Segundo as autoridades, o novo sistema deve servir para conscientizar os motoristas brasileiros, tornando o trânsito mais seguro.
A expectativa é que mais estradas brasileiras adotem essa tecnologia no futuro.
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi
Mín. 18° Máx. 29°