As oportunidades de negócios do Piauí foram o foco do Investe Piauí Day, realizado nesta terça-feira (05) em Brasília. O evento, que reuniu empresários, investidores e especialistas, deu destaque aos projetos emblemáticos em implementação no estado, como o Intermodal, o Porto Piauí, os Parques Empresariais e o potencial nas áreas de produção energética e logística. Esses projetos refletem a crescente expansão do ecossistema de negócios no estado e sua vocação para novos investimentos.
“Temos grandes perspectivas com novos projetos, incluindo PPPs e concessões, especialmente na área de logística. O Porto, as hidrovias e as ferrovias em construção serão fundamentais para o crescimento do agronegócio, do hub energético e da mineração do Piauí”, afirmou Rafael Fonteles.
Em sua fala, Rafael também ressaltou os três pilares que considera essenciais para o desenvolvimento do estado: o investimento em educação e tecnologia, a abertura econômica e a estabilidade institucional e fiscal. Ele enfatizou, ainda, a importância da colaboração entre o Governo do Estado, a iniciativa privada e o Governo Federal. “O Piauí possui vocação para diversas áreas, mas para que esses projetos se concretizem, será necessário um esforço conjunto em infraestrutura. O estado não fará isso sozinho, precisará de parcerias com o setor privado e apoio do governo federal”, destacou.
Victor Hugo, presidente da Investe Piauí, enfatizou o papel do estado como uma potência nacional na produção de energia, especialmente a solar. “O Piauí é o terceiro maior produtor de energia solar do Brasil. Só em energia solar, produzimos o dobro do que consumimos. O estado está muito bem posicionado para ser um líder em energias renováveis”, afirmou.
O Investe Piauí Day contou também com a participação de outros palestrantes, como o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, que abordou o tema "A Política Nacional de Portos, Aeroportos e Hidrovias: o Piauí como destaque nacional", e o presidente da Investe Piauí, Victor Hugo Almeida, que falou sobre "A Investe Piauí como instrumento do Governo na promoção das oportunidades de negócios, atração de investimentos e acompanhamento de investidores".
O evento faz parte de uma série de edições do Investe Piauí Day, que já ocorreram nos Estados Unidos, Portugal, China e São Paulo. O encontro é realizado pelo Governo do Piauí, por meio da Agência de Atração de Investimentos Estratégicos (Investe Piauí), como uma forma de apresentar o novo Piauí, um estado em transformação, voltado para o desenvolvimento sustentável, a inovação e o fortalecimento da economia.
Mín. 20° Máx. 31°